Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ouça a MelodiaWeb Aperte PLAY para começar a tocar
Braile Biomédica - Indústria de produtos cardiovasculares - Tel. (17) 2136 7000 | Pitangui, MG | EPIL - Lista Telefônica | Cimo Alimentos | ADDE | UNITY BRINDES, visite nosso site, aqui - Especializada no ramo de brindes corporativos e produtos promocionais - atendemos em todo Brasil - solicite um orçamento | UNITY BRINDES, visite nosso site, aqui - Especializada no ramo de brindes corporativos e produtos promocionais - atendemos em todo Brasil - solicite um orçamento | "O maligno quer permanentemente sujar a criação para contradizer Deus e tornar irreconhecível sua verdade e sua beleza". Papa Bento XVI
Compartilhar
Página inicial Contato Ouça música de qualidade pela Internet



Está tocando agora: Alcione,Djavan - Gostoso Veneno
Próxima música: Amigos assinantes - Sem vocês não seria possivel
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Medicina e Saúde
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
CHÁ DE PATA DE VACA NO CONTROLE DA DIABETE
Melodiaweb, quarta-feira, 17 de setembro de 2008
CHÁ DE PATA DE VACA NO CONTROLE DA DIABETE

Conhecimento popular em prova


A planta medicinal de origem brasileira conhecida como pata-de-vaca ou Bauhinia variegata é comumente utilizada por diabéticos para controle da glicemia na forma de chá.


Essa função disseminada pela sabedoria popular foi estudada por pesquisadores do Laboratório de Farmacologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB) e comprovada cientificamente.


O professor Francisco de Assis Rocha Neves, coordenador do laboratório, e seu orientando Marlon Duarte da Costa verificaram em ensaios in vitro realizados com células humanas, que o extrato da planta ativa o receptor PPAR-gama, que é um potente estimulador da ação da insulina - hormônio responsável pela entrada de glicose na célula.


A má notícia para os diabéticos é que, além de facilitar a ação da insulina, o extrato da pata-de-vaca ativa outros receptores, como o do estrógeno, que pode aumentar o risco de câncer de útero e mama e o da transcrição genética, que pode alterar o funcionamento da renovação celular.


Apesar do experimento ter sido feito com o extrato, Neves acredita que os efeitos nas células seriam os mesmos que com a ingestão do chá.


"Como não sabemos ainda as conseqüências desses mecanismos, é preciso cuidado antes de utilizar essa planta indiscriminadamente para controlar a glicose", alerta Neves. A pata-de-vaca é assim chamada porque a folha da árvore com flores brancas ou roxas tem essa forma. A planta também é muito utilizada em paisagismo.


COMPARAÇÕES - No estudo, a atividade do extrato da planta, coletada no campus universitário entre junho e agosto de 2003, também foi comparada a medicamentos utilizados por diabéticos na ativação do receptor PPAR-gama. O princípio testado foi a pioglitazona. A planta ressecada e transformada em pó demonstrou atividade duas a três vezes maior que a ação da pioglitazona na ativação do PPAR-gama. Os cientistas passaram então a testar isoladamente as moléculas do extrato da planta para ver qual delas é responsável por essa ação.


Uma delas, a molécula kaempferol, purificada na Universidade Federal de Santa Catarina, ativou menos o PPAR-gama que a pioglitazona. "Isso significa que há outras moléculas envolvidas no mecanismo da ação da Pata de Vaca que precisam ser estudadas", diz Neves. A pesquisa continua para identificar qual molécula do extrato da planta apresenta essa ação exata. A partir daí, um medicamento mais específico que os já existentes no mercado poderá ser elaborado.


Neves acredita que esse processo pode levar cerca de três anos. Enquanto isso, recomenda-se o uso bastante moderado do chá.


Como preparar o chá:


Prezada Zorilda, boa tarde.


O chá de pata de vaca realmente é eficaz, a pessoa leva uma vida normal como se não fosse diabética.


E não precisa mais tomar insulina.


As folhas são encontradas em qualquer casa de produtos naturais.


 


Modo de preparar
Colocar para ferver uma colher das de sopa de folhas secas picadas para uma xícara das de chá de água.
Ferver por três minutos.
Cobrir.


Deixar amornar até chegar à temperatura apropriada para beber.
Coar.
Quando e como usar
Indicação: Diabetes de adultos.
Modo de usar: Tomar uma xícara de chá três vezes ao dia. Repetir o tratamento e fazer o controle da glicose.
Contra-indicação
Não consta da literatura consultada. Porém, não se deve ultrapassar a dosagem.


Abraços,


Osmar/Melodia


 


Prezado Leitorouvinte da Melodianão esqueça de curtir esse post e nos seguir no Twitter: @OsmarSantos_18  ou nos adicionar no Face: Facebook_Radio Melodia  Grato! 

Compartilhar
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(15/01/2013) Brasiliense que nasceu sem língua recupera fala com tratamento inédito
(14/01/2013) Alimentos detergentes
(11/01/2013) Vigilantes do peso faz sucesso por juntar terapia com espiritualidade
(03/01/2013) Orégano mata células de câncer de próstata
(19/12/2012) Cientistas encontram bactéria ligada à obesidade
(18/12/2012) Britânica morre de câncer após receber pulmão de fumante
(18/11/2012) 'Grave ameaça'
(01/08/2012) Exercícios x Calorias
(20/02/2012) Jejum pode fazer bem ao cérebro
(30/01/2012) O problema está diante dos seus olhos
(22/01/2012) Exercícios para o cérebro podem deixá-lo mais jovem, terapia cognitiva
(26/12/2011) Sete dicas para perder a barriga
(19/11/2011) A Cura do Câncer!
(01/02/2011) PsicoFelicidade
(17/01/2011) DEPRESSÃO MASCULINA


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2011 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel de Menezes Santos