Os gelos do Mar Ártico estão derretendo mais rápido que no ano passado, apesar de um inverno muito frio, informou um grupo de cientistas norte-americanos.
Os especialistas do National Snow and Ice Data Center (NSIDC, na sigla em inglês) informaram que no começo do ano os gelos cobriam um território maior que no início de 2007. Mas agora os níveis são menores que os registrados em junho passado, no começo de um verão que quebrou o recorde de perda de gelo.
Os cientistas sustentam que a tendência se deve ao fato de que os gelos são cada vez mais finos, e advertiram que o Ártico poderia ficar sem capas de gelo no verão nos próximos cinco ou dez anos. "Vimos um pouco mais de gelo no inverno, mas agora estamos com muito menos que a média para esta época do ano", declarou à BBC de Londres Julienne Stroeve do NSIDC em Boulder, Colorado. "O problema é que as capas de gelo se tornaram muito finas e com um verão regular poderiam derreter", disse.
Em março passado, a Nasa informou que o Mar Ártico está perdendo grande quantidade de seus gelos e prognosticou que poderia ficar sem gelos em 2013. "Creio que vamos quebrar o recorde do ano passado, mas espero estar equivocada", disse Stroeve.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|