CAMPANHA INTERNACIONAL CHAMA A ATENÇÃO PARA O AQUECIMENTO GLOBAL
Hoje, das 20h30 às 21h30, a Rede BOM DIA de jornais- Rio Preto, Bauru, Fernandópolis, Jundiaí e Sorocaba - vai apagar luzes e letreiro dos prédios em adesão à Hora do Planeta, campanha mundial de luta contra o aquecimento global.
No Brasil, o ato é para sinalizar a preocupação com o desmatamento.
Coordenada pela WWF - organização não-governamental internacional de defesa à natureza e tem -, a campanha conta com adesão de 75 cidades no país.
O editor-chefe do BOM DIA Rio Preto, Edmilson Zanetti, diz que a participação do jornal é uma demonstração de consciência ambiental. "Como veículo moderno e preocupado com o tema, o jornal considera fundamental este tipo de ação.
Por isso contribui não só divulgando o movimento em sua edição, mas também aderindo", diz.
Se o fornecimento de energia na cidade fosse interrompido por uma hora, haveria economia de 102 megawatts, suficiente para abastecer Mirassol por oito horas. Em Rio Preto, o Mc Donalds também vai apagar as luzes. Nossa Caixa, HSBC e Banco do Brasil e a prefeitura convocaram os funcionários a aderir.
País é o 4º em emissão de CO²
O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking global de emissores de gases do efeito estufa, por causa do desmatamento. A derrubada e queima das florestas são responsáveis por cerca de 75% de nossas emissões de CO².
"O desmatamento é praticado indiscriminadamente em todo o país. Existe mercado para o consumo da madeira retirada, por isso cresce. Nossa parcela de responsabilidade é alta, por isso, a contribuição também deve ser é alta quando o assunto é aquecimento global", diz o ambientalista Sérgio Augustro Boch.
Ainda segundo ele, nas cidades do interior do estado ainda é possível reduzir a contribuição com o controle de uso dos carros, por exemplo "É mais fácil os governos oferecerem contrapartida para o uso racional do transporte e redução de queimadas em propriedades", diz.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|