Vanessa Paradis é uma das mais conhecidas cantoras francesas da sua geração.
Desde cedo, sempre gostou de cantar e o seu sucesso começou com uma interpretação no programa da televisão francesa L'école des fans, que dá às crianças a oportunidade de mostrarem as suas primeiras performances. A sua apresentação foi no dia 3 de Maio de 1980, quando ela cantou "Emile Jolie". Tinha 8 anos.
Poucos anos depois, com treze anos, gravou um single chamado "La magie des suprises parties", que nunca chegou a ser lançado, sendo as poucas cópias existentes a maior relíquia para os seus fans.
O seu sucesso começou com a ajuda do tio e agente, Didier Pain, um produtor fonográfico. Certo dia Vanessa visitou o tio que trabalhava em estúdio com um cantor americano numa canção que falava de um motorista de táxi que cruzava Paris atrás de rumba, Vanessa adorou e perguntou ao tio se poderia cantá-la. Surge então "Joe le Taxi" com música de Franck Langolff e letra de Etienne Roda Gil, um single editado em quinze países, ficando semanas a fio em muitos dos tops nacionais. Vanessa Paradis tinha então catorze anos e deu um salto para a fama.