O passageiro Teo Cunha foi expulso do voo 5608, do Jato Embraer 175, da Trip Linhas Aéreas, após fumar no banheiro da aeronave que partiu do Rio de Janeiro com destino a Campo Grande (MS). A expulsão ocorreu por volta das 12h30 de ontem no Aeroporto de Rio Preto, onde o avião fez escala. Segundo o Departamento de Aviação do Estado de São Paulo (Daesp), a fumaça disparou o alarme anti-incêndio da aeronave, que acabou por bloquear todo o controle do avião. De acordo com a Trip Linhas Aéreas, o voo foi cancelado e os 20 passageiros remanejados para outras aeronaves da TAM e da Trip. Alguns passageiros preferiram se hospedar na cidade e continuar a viagem apenas hoje. O cancelamento do voo provocou tumulto entre os passageiros, que ficaram revoltados com a atitude e desrespeito do colega de viagem. Eles chegaram a propor que Cunha fosse penalizado pelo ato. A empresa informou ainda que registrou a ocorrência junto à fiscalização da ANAC do Aeroporto Prof. Eribelto Manoel Reino. O avião saiu às 10h24 do Rio de Janeiro e pousaria em Campo Grande às 12h25.
A operadora explicou que decidiu cancelar o voo por questões de segurança. A companhia optou por fazer uma manutenção preventiva na aeronave. Até 20h30 de ontem, o jato permanecia parado no pátio do Aeroporto de Rio Preto. A previsão, segundo o Daesp, é de que saísse às 21h com destino a Campinas. Os primeiros passageiros do avião saíram de Rio Preto com pelo menos três horas e meia de atraso. Alguns foram numa aeronave da Trip que deixou o aeroporto às 15h50 com 61 passageiros. Outros viajaram para São Paulo em voo da TAM, que decolou às 17h32. Os últimos passageiros passariam a noite em Rio Preto para seguir viagem hoje, às 12h15, para Campo Grande. Inicialmente, os passageiros foram orientados a ficar dentro da aeronave. A partir do momento em que se detectou a pane, todos foram transferidos para o saguão, onde tiveram de aguardar em clima de revolta. A Polícia Militar também foi acionada por ordem do comandante da aeronave, mas não chegou a registrar a ocorrência e nem levar o passageiro para a delegacia. “Houve um acordo entre as partes”, informou o sargento Paulo César, que esteve no local. Segundo o policial militar, o comandante usou de sua prerrogativa, conforme prevê a portaria 676 da Anac, para determinar que o passageiro fumante deixasse a aeronave.
O artigo 62 da portaria diz que: “O comandante da aeronave exerce autoridade sobre as pessoas e as coisas que se encontram a bordo, podendo, para manter a disciplina, adotar as seguintes providências: fazer desembarcar, na primeira escala, o passageiro que desobedecer as instruções dadas pela tripulação e que ponha em risco a segurança da aeronave ou das pessoas e bens a bordo.” A Trip não informou as medidas tomadas contra o responsável por causar todo o tumulto durante a viagem. “A empresa não tem informações sobre esse passageiro”, afirmou a assessoria de imprensa. Teo Cunha pediu desculpas. Ele disse que não tinha a intenção de “gerar transtornos”. Cunha afirmou ainda que, quando entrou no banheiro para fumar, a aeronave já estava em manutenção.
Fonte: Colaborou: Bruno Xavier