Festival reúne feras do instrumental
Não é exagero afirmar que o choro está para os brasileiros como o jazz para os norte-americanos. O que os une é o fato de, tanto em um gênero quanto no outro, cada músico ter seu momento de mostrar a que veio. Neste fim de semana, o ritmo que ganhou fôlego no Rio, no início do século 20, entra em cena em Belo Horizonte. Até o domingo, durante o BH Choro, a Praça Duque de Caxias, em Santa Teresa, transforma-se no reduto de algumas estrelas, como Turíbio Santos, Hamilton de Holanda e Henrique Cazes. Em shows com entrada franca, os artistas mostrarão clássicos e farão homenagens não a um ícone do estilo, mas a Cartola, pelo centenário de nascimento.
O evento traz nesta primeira edição outros bambas como os mineiros do Pedacinhos do Céu, Amigos do Choro de Nova Lima, Clube do Choro BH, Joel do Nascimento, Daniela Spielmann e Choro das 3. A nova geração não ficará de fora do festival. Antes das apresentações dos mais experientes haverá preliminares com gente como os alunos do projeto Villa-Lobos, do projeto Cariúnas e da Orquestra de Violões de BH. O que não vai faltar é o clima de troca e comemoração. "O choro nasceu com esse espírito. Eu, por exemplo, convidarei a Daniela Rennó, aí de Minas, para tocar vibrafone. Juntos faremos uma suíte do Ernesto Nazareth que preparamos especialmente para a data", adianta a carioca Daniela Spielmann.
O bandolinista Hamilton de Holanda, que chega à capital com seu premiado quinteto, formado ainda por Daniel Santiago (violão), André Vasconcellos (baixo) Gabriel Grossi (harmônica) e Márcio Bahia (bateria), é outro que se entusiasma com a oportunidade. "Esse tipo de troca é algo natural. Aprendi a tocar música dessa forma. Meu pai, desde criança me incentivava jogar bola ou tocar um instrumento para fazer amigos. Segui seu conselho." Não existe choro para ele se não for dessa forma. "O choro, desde que inventaram a roda, se tornou uma maneira de comemorar a vida e esquecer os problemas. O encontro de BH vai nessa direção e chega em boa hora", conclui.
Programação musical *
Sexta
19h30 - Roda de choro com alunos do Cariúnas
20h - Ausier e Pedacinhos do Céu convidam Zé da Velha
21h - Show de Paulo Moura
Sábado
19h30 - Roda de choro com alunos da Orquestra de violões
20h - Choro das 3
21h - Hamilton de Holanda
Domingo
16h - Belo Choro - Clube de Choro de BH
17h30 - Daniela Spielmann
19h - Henrique Cazes convida Joel Nascimento - Tributo a Cartola
* Todas as atividades serão na Praça Duque de Caxias, em Santa Teresa.
Informações: (31) 3332-9176 e www.bhchoro.com.br
|