Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 26 de setembro de 2021
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
UM PEQUENO-GRANDE PAÍS MUITO ESPECIAL!
Ático Vilas-Boas da Mota, sábado, 26 de setembro de 2009
UM PEQUENO-GRANDE PAÍS MUITO ESPECIAL!

Acredito que a grandeza de cada país não deve ser medida apenas pelos critérios da filosofia do ter, pois estes são limitados e nem sempre merecem o nosso respeito. Aliás, um pedagogo britânico: Prof. C. Peter Hill, em seu primoroso opúsculo “O ensino da história” recomenda uma profunda reflexão sobre a contribuição de países médios e pequenos para o patrimônio cultural da humanidade, porque, segundo ele, a melhor nem sempre se colhe nos acervos dos países ditos hegemônicos. Evidentemente, os grandes países, sobretudo aqueles rotulados de dominadores, têm uma visão destorcida do próprio valor do legado histórico geral porque são essencialmente triunfalistas e exclusivistas... Sendo assim, eu prefiro recolher pérolas edificantes nos anais daquelas nações que nos ministraram preciosas lições de progresso integral. Vale aqui deixar bem registrado que a Romênia, país de porte médio – quanto ao território e à população – mas que pode muito bem ser classificado, segundo o nosso ponto de vista, como uma autêntica potência cultural. Aqui seguem algumas referências e testemunhos em favor de minha classificação:


1ª) É um dos poucos – pouquíssimos – países de nosso desconcertante planeta que nunca fez uma guerra de conquista, pois, todos aquelas que foi obrigado a enfrentar, foram sempre guerras de defesa. Eis porque, os romenos podem encarar a história universal sem sentir remorso (que privilegio!);


2ª) Os antepassados romenos – os geto-dácios – não conheciam, nem adotaram, sob forma alguma, a escravidão, enquanto todos os seus vizinhos, considerados muitos adiantados a consideravam uma prática muito normal, bastando apontar o nome de Platão, grande filósofo grego, que não via nenhum mal nessa chaga social. Aos geto-dácios lhes era repugnante e degradante a prática adotada pelos homens que escravizavam os seus semelhantes. Para eles, o homem nasce livre e assim deve sempre viver até a morte.


Há muitos anos, venho estudando a trajetória deste povo e nele só vejo traços e rastros edificantes!


Infelizmente, a maioria das enciclopédias e dos dicionários históricos não se preocupa em registrar o processo cultural romeno como uma das melhores contribuições ao autêntico desenvolvimento da humanidade!

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2021 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes