Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 26 de setembro de 2021
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO É EXEMPLAR?
Ático Vilas-Boas da Mota, sexta-feira, 9 de outubro de 2009
O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO É EXEMPLAR?

Eis aqui uma pergunta difícil de responder, sobretudo por mim, responsável por esta página, porque, ultimamente, venho lendo muito Artur Schopenhauer (1788-1860), teórico exacerbado do pessimismo. Quem cultiva o pessimismo não tem o direito de passar este vírus do espírito aos demais. Espero que os meus leitores sejam todos otimistas e que o meu posicionamento psicológico seja um exemplo completamente isolado.


Infelizmente, volta e meia, os meios de comunicação se encarregam de divulgar algumas atitudes de uns responsáveis pela distribuição da justiça, no Brasil, que não são nada edificantes. Felizmente, são ocorrências esporádicas e isoladas que não chegam a comprometer totalmente o próprio poder judiciário do qual fazem parte muitos magistrados que honram as togas que vestem. Conheci e conheço muitos deles. Mas, além disso, existem outros aspectos que não são lá muito louváveis: a morosidade na aplicação da justiça, por exemplo: Trata-se, ao lado de outras lacunas, de um mal endêmico. Diante de algumas constatações, não vejo como corrigi-la e, para espanto de todos os que me lêem, vou-lhes informar a seguinte matéria: na qualidade de  baiano – modéstia à parte – sei que o Tribunal de Justiça da Bahia é o mais antigo das Américas, pois com o nome de Tribunal da Relação foi instalado, em Salvador, no remoto 7 de março de 1609, o que vale dizer: completou este ano 4 (quatro) séculos de vida. Pasmem, agora, os senhores: Ao longo desses séculos, ele nunca conseguiu resolver o problema de vacância nas suas comarcas!!! O que vale dizer, muitas delas ficam ou ficaram sem a presença de juízes!


Se, no caso da Bahia, não se resolveu o problema que acabamos de registrar, quando será que vamos resolver, o nosso crônico problema da morosidade na distribuição da justiça (?!!!) Este fenômeno, ao que tudo parece, infelizmente atinge todo o país. Quando iremos resolvê-lo?


O Brasil já foi cognominado de País do Futuro (Stefan Zweig), País dos Contrastes (Roger Bastide), Os dois Brasis (Jacques Lambert), Brasil, Pátria do Evangelho (Humberto de Campos).


Diante de tantos epítetos, eu ouso também lançar o meu: Brasil, país de tantos e tantos problemas crônicos ainda não resolvidos e consentidos pela maioria dos brasileiros! Que os anjos não digam amém!

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2021 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes