As cidades históricas de Minas Gerais foram destaque do jornal norte-americano The New York Times. Em um suplemento especial de turismo sobre a América Latina, as tradicionais matérias sobre o Rio de Janeiro e a Floresta Amazônica foram trocadas por um relato de viagem que começa em Tiradentes e termina em BH.
Foto-Ouro Preto é uma das cidades citadas na reportagem do New York Times
A matéria, que leva o título "The other Brazil: Minas Gerais", exalta a arquitetura barroca presente nas cidades históricas, as montanhas, as belas cachoeiras do estado e a cozinha mineira.
Tiradentes é descrita pelo repórter Seth Kugel como a mais romântica cidade mineira. Lá, ele provou iguarias mineiras, como pão de queijo, tutu de feijão e doce de leite.
Na cidade de Ouro Preto, a arquitetura colonial e a agitação da vida universitária são os destaques. O jornal menciona ainda que a cidade foi palco da Inconfidência Mineira, a mal-sucedida tentativa de revolta da colônia contra Portugal.
A reportagem também fala de Catas Altas, da Serra do Curral, e a jornada termina em BH. Na capital mineira, os edifícios projetados por Oscar Niemeyer, a feira hippie e os botecos são os destaques. O repórter comenta ainda a fama - agora internacional - que a capital tem pela grande quantidade de mulheres bonitas e solteiras.
A matéria na íntegra (em inglês), pode ser lida aqui.