Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sábado, 20 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
OS JUIZES DE JESUS
Ático Vilas-Boas da Mota, terça-feira, 19 de janeiro de 2010
OS JUIZES DE JESUS

A personalidade de Jesus Cristo é a mais discutida da humanidade. Sua vida, apesar de já ter sido destrinçada, haja vista as suas alentadas biografias, ainda é um assunto praticamente aberto, sobretudo depois que aflorou a nova vertente de estudos denominada: Cristologia!


Apesar do volume expressivo de exegeses bíblicas, poucos estudos se divulgaram sobre os perfis verticalizados dos Juízes que o julgaram, com exceção das referências a Pôncio Pilatos com sua lavagem das mãos, que se tornou emblemática. Herodes e Pilatos representavam o poder civil.


Dezenove homens da lei mosaica (poder religioso) tiveram a oportunidade de encarar Jesus naquela fase – embaraçosa e cheia da vontade de acertar as contas – justamente quando pairava no ar: Quem é esse homem que pensa em voz alta e se diz enviado de Deus? Acredito que a dúvida e a curiosidade rondavam na cabeça de cada um deles, com exceção daqueles que eram seus discípulos em segredo. Eram dezenove:


1 º) José Karafa (presidente e Sumo Pontífice da religião mosaica; 2º ) Aquias; 3º) Joram; 4º) Josafá (sacerdote-músico?); 5º) José de Arimatéia (homem rico, acatado membro do Sinédrio, discípulo em segredo do Mestre. Depois da crucifixão, vai a Pilatos pedir-lhe o corpo de Jesus; 6º) Nicodemos (fariseu da alta classe, membro do Sinédrio, outro discípulo em segredo de Jesus; 7º) Diarabias; 8º) Eterinos; 9º) Mesa; 10º) Putifar; 11º) Reboam; 12º) Rifar; 13º) Rosmofino; 14º) Sabinte; 15º) Saman; 16º) Sarêas; 17º) Simão, o leproso; 18º) Subato; 19º) Tarêas.


Uma curiosidade: Mesá pediu a aplicação justa da lei, segundo a “Verdade sobre Jesus”, observando que se devia ouvir o réu. Percebe-se, claramente, que havia uma viva preocupação e / ou intenção velada, de se apurar tudo aquilo que pudesse abalar os fundamentos da lei de Moisés. De qualquer forma, as figuras envolvidas no assassinato de Jesus, a que ficou mais presente no inconsciente coletivo foi a de Pôncio Pilatos com a relembrança do seu gesto de lavar as mãos, símbolo da ação daquele que não quer se pronunciar sobre esse ou aquele assunto, além da outra expressão: de Herodes a Pilatos, significando bater em muitas portas a fim de se conseguir uma solução ou então, simplesmente, andar de um lado para o outro, apenas acumulando fadiga.


Quanto ao homicídio de Jesus, convem relembrar:


Podem matar o sonhador, mas nunca,


jamais, em tempo nenhum, em parte alguma,


conseguirão matar o sonho!


Prezado Leitor, Ouvinte da Melodianão esqueça de curtiesse post e nos seguir no Twitter:@OsmarSantos_18  ou nos adicionar no FaceFacebook_Radio Melodia  Grato!

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes