A vida que você tem hoje é aquela com a qual sonhava há 5 anos? Como será sua vida daqui a 5 anos? Será a vida que você gostaria de ter? O que você vem fazendo é capaz de levá-lo à vida que você quer? Como diz Charles F. Kettering, “todos nós deveríamos nos preocupar com o futuro porque passaremos o resto de nossas vidas nele”.
A sua vida de hoje é resultado das decisões que tomou ou deixou de tomar no passado. Ninguém planeja conscientemente o fracasso, isto seria um absurdo. Entretanto, não planejar o sucesso implica em caminhar para o fracasso. Se você não sabe o que quer, outra pessoa vai determinar o que você vai ter.
Muita gente trabalha uma vida inteira pensando na remota “compensação” da aposentadoria. “Aí, sim, - pensam – vou descansar, levar uma vida boa, livre de horários e cobranças”. Esta é uma triste ilusão que só descobrimos quando observamos quem já se aposentou ou, pior, quando nos aposentamos.
Quem não prepara o seu futuro, sofre daquilo que alguém chamou de “Síndrome do Niagara”, numa referência ao rio de grandes corredeiras e imensas cataratas situado na fronteira entre os EUA e o Canadá. Com efeito, é como se a pessoa estivesse num barco descendo as corredeiras, ao longo das quais encontra alguns pontos onde se agarrar e salvar-se mas não o faz, e quando se assusta com o abismo das águas já não há mais nada a fazer. Como diziam os antigos, com muita sabedoria, é preciso começar a cavar o poço enquanto ainda temos água e não deixar para fazê-lo quando estivermos morrendo de sede.
Pense bem nisso e até a próxima semana.
Dos autores de “A Vida Inteligente”, ed. Nobel, fundadores do IVI - Instituto da Vida Inteligente
www.terravista.pt/copacabana/1762/ivi.htm
Adriano A. Ventura, Luiz Paschoal, Maria Ramona L. A. Paschoal ( in memoriam), Marisa I. F. Scarpelli , Rodrigo L. Paschoal.
A Vida Inteligente