Um desconhecido quadro do pintor flamengo Pieter Brueghel, o Jovem (1564-1638), descoberto durante a gravação de um programa de artes exibido por um canal de televisão holandês, está sendo considerado por especialistas em arte holandeses como "a descoberta do século".
O quadro mede apenas 17 cm e data de 1620
De acordo com o especialista em obras de arte antigas John Hoogsteder, o valor da pequena moldura redonda de apenas 17 cm é avaliado entre 80 mil e 100 mil euros (algo entre R$ 215 mil e R$ 275 mil).
A pintura retrata um casal de camponeses descansando no campo, sentado sobre um monte de feno, ao pé de uma árvore. A assinatura do pintor é vista na raiz da árvore e lida verticalmente.
"Apesar da tinta ter se enrugado um pouco e causado o encolhimento da tela de madeira, estou certo de que esta raridade é autêntica e data de 1620", afirma Hoogsteder.
RARIDADE
A proprietária da pintura, atônita, disse que seu marido comprou a obra em um antiquário em 1950 e pagou 100 florins - a moeda extinta da Holanda.
"Jamais pensei que tivesse uma raridade desse porte em casa", afirmou.
O programa Entre Arte e Kitsch, do grupo AVRO, bastante popular na Holanda, é exibido semanalmente há 25 anos e conta com mais de 1,5 milhão de telespectadores.
As gravações são realizadas em diferentes locais como galerias, museus, igrejas, conventos e castelos.
Para participar do programa, é preciso fazer uma inscrição prévia e cada participante pode pedir a avaliação de até três objetos. Os ingressos já estão esgotados até o final deste ano.
A descoberta da obra rara de Brueghel ocorreu na última quarta-feira, durante a gravação do programa no Museu Twenth, na cidade de Enschede, no leste da Holanda, mas só vai ao ar na próxima temporada, em março de 2009.
Pieter Brueghel (1564-1638), nascido em Breda, na região de Brabante, no sul da Holanda, na época território belga, é famoso por suas pinturas a óleo retratando infernos e demônios deformados.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|