Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Tecnologia
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
A MÃE DE TODAS AS PLACAS
Silas Scalione - Estado de Minas, sexta-feira, 5 de junho de 2009
A MÃE DE TODAS AS PLACAS

PLACAS-MÃE


Peças das mais importantes da CPU, elas são responsáveis diretas pela forma como você usa o seu computador. A escolha acertada de um modelo define uma boa compra


Ter um computador em casa deixou de ser um luxo para se transformar em necessidade. Mais do que isso, hoje a informática é uma forma de inserção das pessoas na sociedade, de integrá-las ao mundo. A tecnologia disponível permite que as máquinas se tornem cada vez mais adaptáveis ao gosto e às necessidades de cada um. O consumidor encontra no mercado grande variedade de marcas e produtos de diferentes características – nos modelos de processadores, na capacidade de memória, na robustez do disco rígido, na eficiência da placa-mãe etc. – e, consequentemente, diversas opções de preços.

Por isso, para tirar o melhor proveito do PC, é preciso saber escolher adequadamente um modelo – que pode ser comprado já configurado, adquirido em partes ou, até mesmo, montado de forma totalmente personalizada, desde o modelo do gabinete até as especificações dos componentes internos. Claro que todas as peças que compõem um computador são importantes, mas, na hora de escolher o seu, fique atento a uma que é primordial para o bom funcionamento da máquina e responsável direta pela forma como você pretende usá-la: a placa-mãe.

ONBOARD Entre todas as placas que integram um micro, ela é a mais importante. “Talvez seja mais correto dizer que a placa-mãe é o computador”, diz o engenheiro eletrônico e autor de vários livros sobre hardwares Laércio Vasconcelos, ao ressaltar que um computador nada mais é do que uma placa-mãe cercada de importantes acessórios, todos instalados dentro de uma caixa metálica chamada gabinete. “Alguns anos atrás, um PC era formado por uma placa-mãe e diversas placas de expansão, entre elas a placa de vídeo, a placa de som, a placa de rede e a placa fax/modem, entre as principais. Hoje, as placas-mãe têm, integrados, os circuitos da maioria das placas de expansão comuns. Esses circuitos são chamados genericamente de onboard, que quer dizer na placa. Daí vem o vídeo onboard, o som onboard, a interface de rede onboard”, explica.

O gerente de Marketing da fabricante de placas Digitron, Elcio Hardt, considera vital ao usuário prestar atenção na flexibilidade e escalabilidade da placa-mãe na hora de comprar o seu computador. Isso porque, na maioria das vezes, a aquisição da máquina se dá, inicialmente, para aplicações básicas, como navegação na internet, leitura e envio de e-mails e trabalhos mais simples usando planilhas, editores de texto e programas de apresentação. “Ou seja, o usuário não precisa investir pesado, de imediato, em processadores poderosos, muita memória etc. Mas, provavelmente, à medida que crescer sua demanda por aplicações mais sofisticadas, vai querer uma máquina melhor. O caminho, então, é turbinar o equipamento, o que vai sempre exigir uma placa-mãe eficiente na distribuição das funções”, afirma.

Para o coordenador do curso de engenharia de computação da PUC Minas, Romanelli Lodron Zuim, a placa-mãe é a peça que interliga todos os dispositivos do computador, inclusive o processador. Segundo ele, é importante destacar que o conjunto (processador placa-mãe) é que determina o desempenho da máquina, e não cada um individualmente. “O que nem todos sabem é que se pode ter um processador mais simples em uma placa-mãe de boa qualidade, com resultados mais eficientes, do que um processador poderoso em uma placa-mãe de baixa qualidade”, revela.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/03/2018) A internet e a globalização
(07/07/2014) Receptores portáteis para emissoras web com a integração de Facebook e Twitter
(26/11/2013) Li-fi: transmissão de dados por luz alcança 10 Gbit/s
(09/02/2013) Cobertura Celular das Operadoras e localizações das ERB's em sua região
(17/01/2013) Qual o melhor fone de ouvido para Smartphones
(17/01/2013) Ninguém é demasiado idoso para usar tecnologia
(15/01/2013) Audiência de rádio web em celulares cresce 66%, segundo pesquisa da Nielsen
(17/12/2012) Neuroprótese de alta performance controlada por indivíduo com tetraplegia
(06/07/2012) LEDs inspirados em vagalumes não precisarão de energia
(06/07/2012) O celular é a nova mídia de massa, afirma especialista em redes sociais.
(27/02/2012) Programa de computador supera QI humano pela primeira vez
(06/02/2012) Era da informação móvel
(05/02/2012) Autoradio web con Android
(05/02/2012) Internet Radio on your JVC Car Stereo
(28/01/2012) Pioneer Brings Pandora into the Dash- Navigation


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2020 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes