Para Bento XVI, ciência "é uma forma de participação da verdade divina"
CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI declarou hoje que não há oposição entre o conceito de criação ligado à fé e as evidências empíricas da ciência, ao receber os participantes da assembléia da Pontifícia Academia das Ciências.
"Dizer que a fundação do universo e sua evolução são frutos provenientes do Criador não é dizer que a criação esteja apenas ligada ao início da história do mundo e da vida", disse o Papa.
A verdade científica "é uma forma de participação da verdade divina", declarou Bento XVI. "A ciência pode ajudar a filosofia e a teologia a entender melhor a pessoa humana e a revelação de Deus sobre o homem, que é completa e perfeita em Jesus Cristo", acrescentou o Papa.
Para o Pontífice, a natureza é um "livro escrito por Deus" e as sucessivas descobertas científicas não excluem a percepção do cosmo como um conjunto ordenado.
"Podemos não ser capazes de ver, em um primeiro momento, a harmonia do todo. Mas há uma ampla gama de eventos inteligíveis, e o processo é racional na medida em que revela uma ordem de correspondências evidentes e finalidades inegáveis", disse o Papa.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|