É o método mais eficiente por basear-se na aprendizagem natural da fala.
É aplicado de maneira lúdica e utiliza repertório alegre e prazeiroso. Mais do que uma forma de aprender música é uma contribuição na formação do caráter através do meio musical e social favorável.
Características
Ambiente musical favorável Participaçãp efetiva dos pais Repertório cumum à todos instrumentos Prática diária em sessões curtas Respeito à individualidade de cada um Benefícios Gosto artístico Concentração Disciplina Memorização Socialização Coordenação motora apurada Estimulação da afetividade
Este método foi criado pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki, nascido em Nagoya/Japão. Iniciou seus estudos de música apenas aos 17 anos de idade. Terminados seus estudos em Tóquio, foi a Berlim onde foi aluno de Karl Klinger e se relacionou com eminentes personalidade, entre elas Albert Einstein e Pablo Casals.
Passou por muitas dificuldades para falar a língua Alemã. Por outro lado, observou ele, a facilidade com que as crianças pequenas falavam sua língua materna. Com esta observação, Suzuki começou a ter suas primeiras idéias sobre aquele que seria mais tarde o mais eficiente e revolucionário método de se aprender música.
Voltando ao Japão, Suzuki fundou, com seus irmãos, o Suzuki Quartet, como também passou a lecionar violino para crianças pequenas, onde observou a imensa facilidade que têm as mesmas para aprender. Foi assim, que fundou o "Talent Education Institute", em Matsumoto, Japão.
O seu método baseia-se em que todas as crianças nascem com diversas potencialidades que são desenvolvidas através do contato com o meio.
Como no aprendizado da língua materna, que se desenvolve naturalmente através da repetição: o recém nascido, ouve sua mãe e demais familiares a falar, escuta palavras como mamãe, papai e, de acordo com o incentivo, a criança se motiva a aumentar o seu repertório e formar pequenas frases. Mais tarde, ao ingressar na escola, a criança aprederá a ler e escrever.
O mesmo processo é utilizado na música e denomina-se Método Suzuki. O ambiente musical adequado, conduzido por mestre experiente, levará o aluno a dominar o instrumento e adquirir grande habilidade para a música, com a mesma facilidade com que domina a língua materna. Na filosofia Suzuki o talento não é um acaso de nascimento, mas fruto do ambiente em que o homem vive.
Esta teoria comprova-se na prática em muitos países. O Japão, como exemplo, onde a cada ano surgem milhares de músicos que se formam usando o método Suzuki.
Pontos Importantes da filosofia Suzuki:
Participação dos pais no aprendizado Meio ambiente musical favorável Postura positiva dos pais e professores no aprendizado do aluno Pais atuam como incentivadores Não utilizar censura ou correção inoportuna A busca da qualidade deve ser uma tônica para os alunos Cooperação ao invés de competição Respeito à individualidade de cada um Repetição com constante avaliação crítica Prática diária, em seções curtas, sempre com alegria Repertório comum para facilitar a socialização Caráter primeiro, habilidade depois.
Educar é amor, não deixe a educação de seus filhos para outros. Vamos tirar mais tempo para nossas crianças. Isto é mais importante que qualquer outro valor. Isto é amor formação do caráter, através do meio musical e social favorável.