Embarcação ficará aberta à visitação pública no Porto do Recife entre os dias 9 e 12 de dezembro; viagem passou por 21 portos de vários países, com 410 tripulantes.
Após visitar 21 portos de vários países, o Navio-Escola “Brasil” aporta no Recife nesta semana. A embarcação vai estar aberta à visitação pública no Porto do Recife entre os dias 9 e 12 de dezembro. O navio está sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra Fernando Antonio Araújo de Figueiredo e conta com 410 tripulantes.
Em junho deste ano, o "Brasil" partiu da cidade do Rio de Janeiropara sua XXIII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), pelos continentes americano, europeu e africano, com a missão de instruir e adestrar os Guardas-Marinha (GM) e contribuir para a formação profissional e cultural dos futuros oficiais.
O Navio-Escola foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981, sendo lançado ao mar em 23 de setembro de 1983 e incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986, ocasião em que foi transferido à Esquadra.
A tripulação deste ano é composta por 32 oficiais, 219 praças e 159 guardas-marinha, além de servidores civis e de militares das Forças Armadas nacional e estrangeiras. Após a viagem, o Porto de Recife é o primeiro do país a receber a embarcação.