28 toneladas de fogos vão explodir em cores, alegria e vibração no maior reveillon de Minas Gerais
350 mil pessoas são esperadas para a 20ª edição do Show Alterosa de Fogos
Há cinco anos, Jonas Fernandes, 25, passa o reveillon na orla da Lagoa da Pampulha. Ele tem uma recordação especial da última noite de 2006: sozinho em casa, com os amigos e a família viajando, o jovem decidiu que não iniciaria 2007 sem uma comemoração. Decisão tomada, saiu do Barro Preto - bairro onde mora em BH - para ver o Show Alterosa de Fogos. O novo ano começou com ares de muito romantismo para Jonas. Foi na virada que conheceu sua atual namorada. “Cada vez que vou, me surpreendo e acho melhor”, conta. Se pretende ir novamente? A reposta é afirmativa e ele ainda dá uma sugestão aos marinheiros de primeira viagem: “O melhor é ver bem de perto, é emocionante”.
A maior festa de reveillon de Minas Gerais e o maior espetáculo pirotécnico embarcado em lagoa do Brasil comemora a sua 20ª edição. São duas décadas de história e realização do Show Alterosa de Fogos. Vinte e oito toneladas de fogos de artifício vão colorir o céu da capital em uma belíssima festa com 15 minutos de duração. Serão cinco pontos de queima em água e um em terra para um público estimado de 350 mil pessoas.
Vizinha do cartão-postal da capital mineira, Roberta Prochnow, 28, mora há 9 anos na Pampulha. Em sua casa vivem também as duas filhas, o marido, o pai e a mãe. A família tem vista privilegiada do Show Alterosa de Fogos e a jovem diz que para ela, “reveillon é ver os fogos e ir para a lagoa”. As histórias são muitas, mas Roberta destaca a última passagem de ano. Ela conta que estava com enxaqueca e sem ânimo para curtir a virada, mas ninguém queria ver os fogos de casa porque chovia e os Prochnow não teriam uma boa visão do show. “Meu marido e minha mãe já tinham bebido e eu era a única que podia dirigir até à beira da lagoa”. Ela não só se rendeu aos pedidos como confessou: “Foi maravilhoso, é uma sensação de renovação. Queima-se o que acabou e vem a luz”.
Iara Prochnow, 61, concorda com filha e diz que ama o Show Alterosa de Fogos. “O clima de festa dentro da nossa casa é motivado pela paixão da família em ver os fogos. É um evento especial porque é democrático. Está sempre lotado, mas o clima é de alegria e as pessoas se sentem seguras”, diz. A coordenadora de um dos maiores shows pirotécnicos do Brasil, Vércia Oliveira, acha importante destacar esse aspecto da festa: “Além de um grande e belíssimo espetáculo, é um programa seguro. Todas as polícias estão envolvidas para garantir a tranqüilidade das pessoas”.
Anjos flutuantes de 10 metros de altura, iluminados com 1,5 mil microlâmpadas, e espalhados pela lagoa da Pampulha vão deixar o cenário ainda mais bonito na última noite de 2009. O Diretor de Eventos da Belotur, Arthur Vianna, diz que o Show Alterosa de Fogos é uma das maiores atrações turísticas de BH e já está incluído no Calendário Oficial de Festas e Eventos da capital. “Para a Belotur, essa é a grande festa de confraternização da cidade e seu maior espetáculo nas comemorações da passagem de ano”, afirma.
A TV Alterosa direcionou todo o brilho da noite para o momento da queima, mas a partir das 21h serão realizados shows em dois palcos que serão montados na Praça Alberto Dalva Simão, mais conhecida como Iemanjá, e na Praça da Pampulha. O projeto Minas em Serenata, do Sesc-MG, vai comandar esses espaços com música de qualidade.
E para facilitar o fluxo de turistas e moradores, a BHTrans prepara um completo esquema de trânsito para facilitar o acesso à Lagoa da Pampulha e reforça o número de carros de cada linha que atende a região. A logística de táxis e estacionamentos no local também ganha estruturas especiais.
Explosão de cores, alegria e vibração
 |
|
O espetáculo pirotécnico será dividio em vários momentos |
O show pirotécnico será dividido em momentos diferentes, com uma grande variedade de bombas, efeitos e cores. A TV Alterosa vai usar os melhores fogos nacionais e importados. Destaque para as bombas de três fases: os fogos iluminarão o céu e darão a sensação de que o efeito acabou, mas a explosão acontecerá a segunda e a terceira vezes.
Momento Alterosa
Bombas vermelhas e brancas
Momento Lagoa
Bombas aquáticas com fogos que sairão de dentro da água
Momento Futurista
Discos voadores serão lançados ao céu
Momento Pampulha
Fogos desenharão no céu arcos que vão lembrar o chafariz do Vertedouro
Momento Paz
Cores branca e prata irão predominar
Momento Brasil
Brincadeira com as cores verde e amarela
Momento Outono
Bombas trarão as cores douradas e o barulho de folhas secas
Momento Cascata
Bombas que formarão pequenas cascatas
Momento Liberdade
Bombas irão passear sob 'paraquedinhas'
Momento Natureza
Bombas imitarão vagalumes no céu