É preciso desvendar significados da data para o país avançar
Antes de comemorações para relembrar o 22 de abril de 1500, a data de hoje deveria servir como ponto de partida de estudos mais profundos. Trata-se de ação essencial para compreender o significado do aportamento de Cabral e de sua esquadra no país.
Seria importante cada cidadão debruçar-se sobre este período, para uma rica experiência que ajuda a entender muitos dos atuais problemas que afetam a sociedade brasileira.
O Brasil, vale ressaltar, foi encontrado, e não descoberto.
A existência de terras além mar era do conhecimento dos portugueses bem antes da partida de Cabral em sua suposta viagem rumo às Índias.
À época na vanguarda dos estudos sobre navegação, Portugal via na atividade marítima a fórmula de ampliar seus domínios e, desta forma, arrecadar riquezas e ampliar os lucros.
O primeiro ponto relevante sobre o 22 de abril de 1500 é que descobrimento é um termo inadequado e eurocêntrico. E que tem, obrigatoriamente, de ser acolhido com reservas.
A Ilha de Vera Cruz, depois Terra de Santa Cruz e finalmente Brasil, pertencia a um contingente de três milhões de índios que foram atacados e dizimados de forma cruel e torpe.
A ocupação do território deu-se sem o mínimo respeito à cultura e às tradições dos povos primitivos. Essa questão mal resolvida atravessou os 300 anos de dominação lusitana e ainda respinga nos dias atuais.
Não é por acaso que vez ou outra irrompem conflitos em torno da terra, envolvendo índios, fazendeiros e grileiros, arbitrada de forma nem sempre eficiente pelo governo e por instâncias jurídicas do país, por meio dos instrumentos de que dispõem.
Os efeitos nocivos do modelo econômico imposto à colônia pelos portugueses também são sentidos no país até hoje. As riquezas seguem concentradas nas mãos de poucos, enquanto milhares de miseráveis sofrem os efeitos de uma estrutura social desumana e perversa, que o processo de colonização explica, ao menos em parte.
Ainda há muito a se desvendar sobre o descobrimento do Brasil. E este é um dos caminhos para o país avançar.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|