O Estado russo conseguiu forçar todas as etnias a conviverem pacificamente por muitos anos. Ele forçou todos a um único molde de pensamento como fez a religião católica na Idade Média. Para você manter um povo vivendo pacificamente com uma única forma de pensamento você não pode deixar o mesmo se misturar com pessoas que tenham outras formas de pensar, senão tudo rui, você tem que realmente construir uma parede em volta do mesmo e não deixar nenhuma idéia estranha entrar e você tem que usar violência interna para impedir que as pessoas comecem a pensar de forma diversa, a Rússia tinha hereges assim como a Igreja Católica, é paradoxal que o Estado Russo tem muito em comum com a Igreja Católica. Mas nem tanto quando você imagina que Marx quis trocar o Estado por Deus. A igreja católica também era contra a alfabetização dos europeus porque assim só eles teriam o poder do conhecimento nas mãos. Os russos usaram um outro sistema, eles ensinaram todos a ler o mais rápido possível porque assim podiam doutrinar todos a pensarem da mesma forma através de livros que continham a sabedoria russa, os paises muçulmanos usam o sistema russo, as crianças aprendem o Alcorão antes de adquirirem uma educação formal. O que eles chamavam e os muçulmanos chamam de educação era e é na verdade catequização. Os mouros acabaram com a unidade da Igreja Católica européia quando invadiram a Europa e mostraram um outro livro sagrado e uma outra maneira de pensar. Isso desestabilizou todo o sistema e acabou o destruindo. O que derrotou o comunismo foi a televisão e o rádio e eu creio que o que vai destruir o comunismo chinês é a internet. Os sistemas que não permitem a liberdade de pensamento são muito frágeis, pois ninguém consegue manter um muro forte o suficiente para que não apareça nenhum buraco. Esses muros são como a parede de um dique, basta um buraco para fazer tudo ruir.
Nos sistemas de liberdade de pensamento é mais fácil manter a paz porque o excesso de informação confunde todo mundo e às vezes as pessoas se tornam mais ignorantes ainda e assim você consegue controla-las com um choque no sistema. Se alguém lançar uma informação danosa, você lança um monte de informações contrárias para todo lado, e deixa os pros e os contra se degladiarem e no final ninguém vai saber de nada ou saber o que pensar e tudo fica mais fácil. Esse sistema é mais fácil de controlar que o fechado atualmente. Os sistemas fechados estão com os dias contados porque a comunicação se alastra.
Existem muitas seitas que usam o mesmo sistema da China, da Rússia, da Igreja Católica medieval, de Cuba. Eles fecham as pessoas num local e não permitem a entrada de idéias contrárias. Isso elimina o pensamento das mesmas e ai elas se tornam robôs. E quando se tornam robôs fica fácil para você fazer o que quiser com elas.
Eu poderia escrever um livro a respeito de sistemas abertos e fechados e suas conseqüências. Até que seria interessante.
Resumindo. A força tem que estar aliada a liberdade de pensamento.