SÃO PAULO - A LG apresentou, na feira de eletrônicos IFA que acontece na Alemanha, seu primeiro smartphone que roda Android, o sistema operacional móvel apoiado pelo Google.
Com a adesão da LG, já são ao menos quatro grandes fabricantes (LG, Motorola, Samsung e HTC, esta última pioneira em Android, ao lançar o G1) que exibem modelos com Android.
Assim como a Motorola, a ideia da LG é iniciar as vendas do gadget no hemisfério norte entre o final deste ano e o início de 2010. A companhia não fez nenhuma projeção sobre que faixa de preço o dispositivo terá ao chegar para o consumidor final.
Tradicional parceira da Microsoft, a LG divulgou na feira alemã que trabalha em 13 novos modelos com Windows Mobile, que devem chegar ao mercado ao longo dos próximos 18 meses. Alguns destes dispositivos já estão sendo desenvolvidos para rodar o Windows Mobile 7.0.
O comunicado feito no mesmo dia em que a companhia coreana exibiu um Android pode ser interpretado como um sinal de que a LG não pretende deixar de lado o Windows Mobile, ainda que aposte também em outros sistemas móveis. O Windows Mobile 7.0 deve estrear em celulares no primeiro semestre de 2010.
Modelo com Android
Chamado de Etna, o smartphone da LG exibe características já comuns em muitos dispositivos do tipo, como suporte a redes 3G, Wi-Fi, GPS integrado e câmera de 5 MP.
Com teclado físico deslizante qwerty, o Etna tem ainda tela sensível ao toque, configuração similar ao Cliq, exibido pela Motorola há menos de uma semana.