SÃO PAULO – O jornal Folha de S. Paulo estreou sua edição digitalizada do jornal impresso. A nova versão tenta ser igual à offline; com imagens, infográficos e hierarquização de notícias.
Edição digital da Folha de S. Paulo: disposição de elementos é igual a da versão impressa (foto)
Desenvolvida em Digital Pages, a versão digital é voltada apenas para os assinantes do jornal, porém, todo o conteúdo ficará aberto durante os primeiros trinta dias. Para ler, por enquanto, não é necessário preencher nada; basta entrar no site
www.folha.com.br/digital e navegar.
Ao primeiro olhar, o que é inovador nesta forma de consumir notícia é o sistema de buscas. Se o leitor quer encontrar determinada reportagem, em vez de ter que procurar no caderno correspondente, consegue achá-la de maneira mais fácil pela lista que se abre a partir do ícone de pesquisa.
Outros destaques ficam para a marcação das matérias e a possibilidade de enviar a notícia a amigos. A navegação também é simples, por vezes rápida, o que facilita para apenas "passar o olho" pelas páginas do jornal.
Segundo a Folha, o lançamento é uma forma de ampliar o público-alvo, expandindo o seu alcance para todo o Brasil e até mesmo para quem mora fora do país.