Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quarta-feira, 17 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Internet
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
NETBOOK / NO RASTRO DA MOBILIDADE
Silas Scalione - Estado de Minas, sexta-feira, 18 de setembro de 2009
NETBOOK / NO RASTRO DA MOBILIDADE

Lançamento da Nokia mostra que os netbooks ganham cada vez mais a preferência de quem precisa viver conectado. Mas é bom saber se o equipamento atende a todas as necessidades.


Apresentação do Nokia Booklet 3G na Alemanha marca em grande estilo a entrada da fabricante de celulares no mercado dos netbooks. (foto)


“Estamos começando a definir como será o computador daqui para frente.” A frase, do vice-presidente da Nokia, Anssi Vanjoki, foi dita durante o Nokia World, tradicional evento da empresa finlandesa, realizado na semana passada em Stuttgart (Alemanha), e ilustra bem o que vem ocorrendo no mundo dos ultraportáteis. A afirmação do executivo se baseia no que passa a representar, nesse universo, a estreia da maior fabricante mundial de celulares no mundo dos computadores, com o lançamento do netbook Nokia Booklet 3G, que deve chegar ao Brasil somente na segunda metade de 2010.

Não há como negar o grande filão que representa o mercado de netbooks no mundo, fato inteiramente comprovado agora com a resolução da Nokia. Seu crescimento é flagrante e já é duas vezes maior do que o dos notebooks convencionais, conforme indica estudo da DisplaySearch/The NPD Group. O trabalho do instituto mostrou que, no segundo trimestre do ano, a venda total de computadores portáteis ultrapassou a marca de 38 milhões de unidades em todo o mundo, sendo que os notebooks representaram 77%, contra 22,2% dos netbooks. Só que, no trimestre anterior, esse mercado se dividia em 82,2% de notebooks e 17,8% de netbooks. Ou seja, o segmento de nets cresce 40% a cada trimestre, enquanto o de notes a uma taxa de 22% no mesmo período.

Netbook, segundo o coordenador do curso de sistemas de informação da PUC Minas, Hugo Bastos de Paula, é o nome dado ao computador ultraportátil, ou Ultra Mobile PC (UMPCs), que surgiu no fim de 2007. “São pequenos, com telas entre sete e 12 polegadas, e bem mais leves que os notebooks, ideais para quem deseja um dispositivo com alta mobilidade para navegar na internet e fazer pequenas anotações.



Normalmente, têm peso entre 700g e 1,2kg e consomem menos energia, o que permite que a bateria dure até seis horas (já há modelos mais modernos que podem chegar a 12 horas). O principal atrativo para o público brasileiro é o preço, até 30% mais baixo que o dos notebooks, comparando-se as configurações médias das duas categorias”, explica.

CADA UM NA SUA Um netbook, entretanto, não pode ser visto como um substituto do notebook. Cada um tem indicações próprias de uso. “Nem seu preço, menor, pode ser considerado como fator decisivo na escolha de um portátil. Se pensar assim, você pode se arrepender depois”, diz a gerente de Marketing e Novos Produtos da Positivo Informática, Adriana Flores. “Ele não foi feito para ser o principal computador de uma casa, mas se transforma em equipamento inigualável como máquina complementar”, afirma o gerente de Produtos Notebook e Netbook da LG, Fernando Fraga.

Você sabe para que tipo de funções um netbook é indicado? Conhece sua configuração básica? Consegue identificar as diferenças entre um netbook e um notebook? Sabe como funcionam as conexões à internet de um ultraportátil, especialmente a 3G, que é oferecida pela rede de telefonia móvel? O Informátic@ tira as dúvidas sobre o assunto e responde a questões importantes para quem pensa em comprar o seu computador portátil.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(28/11/2016) Tecnologia Connected Cars
(21/04/2016) Vai dar briga! Governo critica Anatel e vai exigir internet ilimitada
(28/06/2014) Players em flash aacplus para site e blogs. Gratuitos
(30/09/2013) Mídias Censuradas pelo Facebook
(30/01/2013) Internet é a mídia de maior crescimento publicitário no mundo
(17/01/2013) Tendências das redes sociais e Smartphones em 2013
(14/01/2013) E as rádios via internet, ameaçam o formato convencional?
(29/07/2012) Pedido de socorro via twitter funciona em tempo real
(05/07/2012) Conselho de Direitos Humanos apoia a liberdade na internet
(29/03/2012) Redes sociais são mais perigosas do que sites pornográficos, afirma pesquisa
(28/03/2012) Aplicativo permite adicionar 'inimigos' no Facebook
(10/03/2012) Publicidade na Internet brasileira só perderá para a TV aberta em 2015
(30/01/2012) PUBLICIDADE NA INTERNET JÁ SUPERA MÍDIA CONVENCIONAL
(29/01/2012) Após derrubar Megaupload, FBI quer dominar Facebook
(29/01/2012) As 10 coisas mais irritantes do Facebook


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes