Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Tecnologia
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
VÍDEOS EXPÕEM OLHAR DOS ÍNDIOS
CARLOS MINUANO/Folha de S. Paulo/da aldeia Itapoã , sábado, 19 de setembro de 2009
VÍDEOS EXPÕEM OLHAR DOS ÍNDIOS

Entre os indígenas, imprimir um estilo próprio já se tornou regra. Para os índios do projeto Celular Indígena, o nome da novidade é "etnocelumetragem". O termo esquisito quer dizer que os filmes produzidos com celular mostram o olhar dos indígenas, explica Alex Pankararu, da rede Índios Online.


Curupaty Abaeté, coordenador da Índios Online e professor de cultura indígena da escola da aldeia tupinambá, registra imagens. (foto)


"Mostramos nos filmes o nosso cotidiano, mas, pela primeira vez, de uma maneira própria, com o nosso jeito de ser". Ele acrescenta que, por meio da tecnologia, a realidade indígena pode ser apresentada de forma mais real, desfazendo mitos. "Queremos mostrar que muito do que se fala contra o índio não é verdade".


Termos como roteiro, filmagem e edição de vídeo passaram a fazer parte do vocabulário da comunidade e, mais do que isso, foram incorporados, na prática, ao cotidiano de boa parte dela.


Prova disso é a audiência, composta por índios de todas as regiões do país --além da população não indígena brasileira e estrangeira. "Da mesma forma que o branco quer conhecer o índio, queremos saber como é vida de nossos irmãos em outras regiões", afirma o tupinambá Curupaty Abaeté, professor de cultura indígena que participa da produção de filmes.


Denúncia social


Os temas variam do dia a dia na aldeia à denúncia social. Os filmes produzidos são postados em uma página do YouTube e ficam disponíveis no portal da rede Índios Online. Embora ainda meio toscos, agradam a comunidade. A visão da própria imagem no vídeo parece sinalizar novos horizontes.


A audiência segue crescendo nas aldeias, afirma Alex Pankararu. Além de os índios poderem filmar e retratar seu jeito de ser, o cotidiano e a vida nas várias comunidades como bem lhes convier, o coordenador da rede Índios Online ressalta outro ganho trazido pela tecnologia: um conhecimento, até então, bem distante. "Nas oficinas trabalhamos com fotografia, edição de vídeo, roteiro e até com storyboard".


Mas não são apenas filmes que os índios produzem. Com os aparelhos que o projeto dispõe foi criada uma espécie de agência indígena de notícias. "Quando são convidados a participar de algum evento, fazem a cobertura integral com os celulares, áudio, fotos e vídeos", diz Sebastian Gerlic, presidente da ONG Thidewas.


A experiência nas aldeias mostrou também que a falta de recursos pode deixar de ser um problema e se tornar o caminho para a solução. Com a falta de computadores, indígenas aprenderam a fazer edição no próprio celular. "Grande parte dos vídeos publicados em nosso portal foi editado no próprio aparelho", conta Gerlic.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/03/2018) A internet e a globalização
(07/07/2014) Receptores portáteis para emissoras web com a integração de Facebook e Twitter
(26/11/2013) Li-fi: transmissão de dados por luz alcança 10 Gbit/s
(09/02/2013) Cobertura Celular das Operadoras e localizações das ERB's em sua região
(17/01/2013) Qual o melhor fone de ouvido para Smartphones
(17/01/2013) Ninguém é demasiado idoso para usar tecnologia
(15/01/2013) Audiência de rádio web em celulares cresce 66%, segundo pesquisa da Nielsen
(17/12/2012) Neuroprótese de alta performance controlada por indivíduo com tetraplegia
(06/07/2012) LEDs inspirados em vagalumes não precisarão de energia
(06/07/2012) O celular é a nova mídia de massa, afirma especialista em redes sociais.
(27/02/2012) Programa de computador supera QI humano pela primeira vez
(06/02/2012) Era da informação móvel
(05/02/2012) Autoradio web con Android
(05/02/2012) Internet Radio on your JVC Car Stereo
(28/01/2012) Pioneer Brings Pandora into the Dash- Navigation


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2020 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes