Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
terça-feira, 16 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Internet
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
ADOLESCENTES EM PERIGO NA WEB
Fernando Souza Filho, quinta-feira, 24 de setembro de 2009
ADOLESCENTES EM PERIGO NA WEB

Os jovens que cresceram com a internet são os mais descuidados na hora de proteger sua privacidade. Na era em que fazer parte de uma rede social ou divulgar sua rotina e seus pensamentos em 140 caracteres é praticamente obrigatório, os jovens com menos de 25 anos são os mais "irresponsáveis" quando o assunto é o conteúdo postado na internet.

Uma pesquisa encomendada pela Symantec constatou que 62% dos jovens do Reino Unido, com até 25 anos postou fotos pessoais e divulgou dados privados em rede sociais ou em outro ambiente da web, um em cada 10 pessoas com menos de 25 anos colocou dados confidenciais de banco e um em cada 20 enviou número de passaporte.

Isso mostra o quanto os jovens estão despreocupados com a segurança, uma vez que, mesmo quando o conteúdo é apagado, de alguma forma fica gravado no ambiente virtual, criando o que podemos chamar de ‘tatuagem digital’ que, assim como uma tatuagem de verdade, muitas vezes é difícil de remover.

Outro levantamento solicitado pela Symantec aponta que os brasileiros de 8 a 17 anos ficam cerca de 70 horas mensais na internet, seja em sites de relacionamento, conversando online ou postando fotos, ao passo que os pais acreditam que eles fiquem conectados apenas 56 horas por mês.

Dos países pesquisados, os brasileiros são o que passam a maior parte do tempo compartilhando fotos online, quatro horas por semana, e os mais que mais gastam tempo em redes sociais – 13 horas semanais.


Falta conscientização aos jovens na web

Levando-se em consideração ambos os estudos, vê-se a importância de os jovens se conscientizarem que esse compartilhamento de dados, fotos e comentários sem medir consequências podem comprometer a reputação e, ainda, colocar a segurança pessoal e financeira em risco.

Isto ocorre, pois são dados que podem ser utilizados por criminosos virtuais para descobrir senhas e sequestrar o e-mail do usuário para enviar spam ou malware para a lista de contatos com o intuito de obter ganhos financeiros.

Embora o estudo no Reino Unido aponte que os mais jovens sejam os menos cuidadosos quando o assunto é informações na internet, cerca de 60% dos entrevistados de todos os grupos de idade admitiram estar preocupados que essa exposição possa afetar sua reputação ou possa ser utilizada por criminosos. E, pensando no quanto os comentários postados possam prejudicar os jovens em início de carreira, mais de 32% afirmam que gostariam de deletar parte das informações de sua "tatuagem digital".

Como manter dados pessoais privados é uma questão de bom senso, a Symantec recomendou oficialmente que as pessoas verifiquem as configurações de privacidade em sites de redes sociais para impedir que visitantes indesejados vejam qualquer coisa que não deveriam e alterem suas senhas com frequência.

Uma senha com mistura de letras maiúsculas e minúsculas – bem como números – ajuda a manter os hackers afastados. Independentemente dos mecanismos de proteção virtual, no entanto, é sempre bom ponderar antes de postar um conteúdo o qual você pode se arrepender depois.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(28/11/2016) Tecnologia Connected Cars
(21/04/2016) Vai dar briga! Governo critica Anatel e vai exigir internet ilimitada
(28/06/2014) Players em flash aacplus para site e blogs. Gratuitos
(30/09/2013) Mídias Censuradas pelo Facebook
(30/01/2013) Internet é a mídia de maior crescimento publicitário no mundo
(17/01/2013) Tendências das redes sociais e Smartphones em 2013
(14/01/2013) E as rádios via internet, ameaçam o formato convencional?
(29/07/2012) Pedido de socorro via twitter funciona em tempo real
(05/07/2012) Conselho de Direitos Humanos apoia a liberdade na internet
(29/03/2012) Redes sociais são mais perigosas do que sites pornográficos, afirma pesquisa
(28/03/2012) Aplicativo permite adicionar 'inimigos' no Facebook
(10/03/2012) Publicidade na Internet brasileira só perderá para a TV aberta em 2015
(30/01/2012) PUBLICIDADE NA INTERNET JÁ SUPERA MÍDIA CONVENCIONAL
(29/01/2012) Após derrubar Megaupload, FBI quer dominar Facebook
(29/01/2012) As 10 coisas mais irritantes do Facebook


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes