Modernização foi iniciada no Congresso Técnico, transmitido pela internet
Sede de 2009 vai distribuir os boletins diários em um pen drive
São Caetano coloca os Jogos Abertos do Interior na era digital. O evento, que será realizado entre os dias 6 e 17 de outubro, promete ser o mais informatizado da história. A modernização foi inciada no Congresso Técnico, que aconteceu no último sábado, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), transmitido em tempo real pela internet.
“Contribuímos com a evolução dos Jogos. A transmissão pela Web facilitou a vida dos dirigentes de muitas cidades que precisavam atravessar o Estado para participar do evento”, afirmou o secretário de Esportes e Turismo, Mauro Chekin, que também é coordenador do Comitê Organizador dos Jogos.
A evolução não para por aí. São Caetano vai abolir a impressão diária dos boletins de competições, que serão distribuídos em um pen drive. Com esta iniciativa, segundo Chekin, cerca de 100 mil folhas de papel serão economizadas.
As delegações receberão atualizações diárias do boletim. Além disso, as informações serão disponibilizadas no site oficial (www.alojaiscs.com.br). Os resultados serão atualizados em tempo real.
“Manteremos uma equipe que atualizará os placares de todas as disputas, mesmo aquelas em que o placar estiver parcial.”
O coordenador de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Nelson Gil de Oliveira, ressaltou a importância da implementação tecnológica do evento e afirmou que a modernização será um modelo adotado daqui por diante. “Tenho certeza de que esta edição dos Jogos será um marco na história da competição”, disse
Estrutura do evento está pronta
Vinte e seis praças esportivas de São Caetano foram preparadas para as disputas dos Jogos Abertos do Interior. Os espaços não precisaram de muitas reformas, já que recebem partidas oficiais das principais competições do país. O destaque fica por conta do Complexo Lauro Gomes de Almeida, que será o centro das disputas. O espaço abrigará a natação, o futebol, o vôlei, o futsal e o basquete, além das cerimônias de abertura e encerramento.
A natação será realizada no Conjunto Aquático Leonardo Sperate. Inaugurado em 2000, o local abriga uma piscina olímpica (50 m) aquecida e outras duas de apoio. As partidas de vôlei, basquete e futsal serão realizadas no Ginásio Milton Feijão, equipada com piso flutuante, medindo 40 x 20m.
Os torneios de futebol masculino e feminino acontecerão no estádio Anacleto Campanella, um dos espaços do Complexo Lauro Gomes. Local onde são realizados os jogos do time de futebol do São Caetano na Série B do Campeonato Brasileiro.
Os confrontos de handebol serão no ginásio Marlene José Bento, no bairro Barcelona, tradicional por receber duelos da Liga Nacional da modalidade. Os esportes individuais serão disputados em locais que são referência no Brasil. O atletismo, por exemplo, está programado para a pista do Clube São José, na Vila São José
Cidade terá programação cultural gratuita
Sem atrativos naturais, São Caetano aposta em uma programação cultural gratuita para distrair os cerca de 15 mil atletas que estarão na cidade para os Jogos Abertos.
Os esportistas poderão se divertir nos momentos de folga com várias apresentações musicais, de diferentes estilos, como a banda Libido Socil, que toca rock anos 70, 80 e 90, a dupla sertaneja Rodrigo e Reinaldo, entre outros. No período também terá exibição gratuita de filmes e distribuição de ingressos para a peça de teatro “A editora não vai gostar”, no dia 12 de outubro