Novos celulares inteligentes com sistema operacional da Microsoft prometem mexer com o mercado
O novo Windows Mobile, o sistema operacional para celulares da Microsoft, é, de acordo com a empresa, tão revolucionário que os aparelhos merecem, a partir de agora, até um nome diferente. Os novos celulares inteligentes que chegam ao Brasil em novembro, com a versão 6.5 do sistema, serão chamados de Windows Phones. Os primeiros smartphones a incorporar a novidade, no país, serão o Samsung Omnia II, o Touch2 da HTC e o LG GW550.
Segundo a TIM, que deve ser a primeira a vender os aparelhos por aqui, os preços só serão divulgados no lançamento. A operadora adianta que os planos atrelados aos Windows Phones terão uso ilimitado de dados. A Microsoft espera que, até o fim do ano, mais de 30 novos modelos de telefones, em mais de 20 países, rodem o sistema das conhecidas janelinhas.
A premissa da Microsoft é trazer um sistema que simplifique a vida das pessoas, tanto para trabalhar quanto para se divertir. Este último quesito costuma ser exclusividade do iPhone, aparelho da Apple que é considerado imbatível quando o assunto é entretenimento. O celular da maçã, contudo, não é genuinamente compatível com programas como Word, Excel e PowerPoint – indispensáveis a qualquer engravatado.
Esse é justamente o diferencial do Windows Mobile, que promete aprimorar a integração entre computador e telefone. “O sistema conecta informações e aplicativos de forma integrada, oferecendo experiências únicas e completas”, defende Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil. Windows Media Player e Outlook Mobile também devem integrar a sincronia fina.
Só para ter uma ideia de como os aparelhos pretendem melhorar a experiência dos usuários, a nova versão do navegador móvel Windows Internet Explorar é compatível com o Adobe Flash, permitindo que as páginas da internet que usam esse recurso sejam carregadas normalmente. No iPhone, por exemplo, sites em Flash não podem ser visualizados, por incompatibilidade entre essa tecnologia e a versão móvel do Safari, o navegador da Apple. “A experiência de navegação móvel na web deve estar de acordo com o que as pessoas esperam de seu PC”, defende o comunicado de lançamento dos Windows Phones.
O My Phone é um serviço gratuito que também deve dar o que falar. Ajuda a gerenciar e proteger informações valiosas armazenadas no telefone, permitindo restauração rápida em casos de perda ou dano do aparelho. É também esse serviço que sincroniza todo o conteúdo armazenado (contatos, compromissos, textos, fotos) para um site protegido por senha. Isso facilita a publicação, a partir desse site de backup ou diretamente do telefone, para outras plataformas na web, como o Windows Live, Facebook, My- Space e FlickR.
O correspondente à App Store (a badalada loja de aplicativos da Apple que ajuda a incrementar o iPhone) é chamado de Windows Marketplace for Mobile. O desenvolvimento de aplicações, contudo, não é tão aberto quanto na loja da Apple: atualmente, a Microsoft trabalha com 731 desenvolvedores em todo o mundo, para incluir, inicialmente, mais de 200 aplicativos móveis no Windows Marketplace for Mobile. Além de aplicativos úteis ao trabalho, há programinhas móveis populares para diversão como Facebook, MySpace, Twikini e WunderRadio e jogos como Revenge of the fallen, Sudoku, Transformers e a imortal série Pac-man.
CINCO PONTOS POSITIVOS
. Navegação na web compatível com Flash.
. Sincronia de e-mails entre Outlook Mobile e Exchange.
. Edição aprimorada de documentos, planilhas e apresentações de slides.
. Integração com Windows Media Player.
. Facilidade para compartilhar fotos no Twitter, Facebook, My- Space e FlickR.