Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 25 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
O IMPOSSÍVEL ÀS VEZES ACONTECE!
Ático Vilas-Boas da Mota, sábado, 24 de outubro de 2009
O IMPOSSÍVEL ÀS VEZES ACONTECE!

Isto mesmo! Em torno de nós – ou nas páginas da história – quantas e quantas vezes vamos deparar fatos que nos deixam boquiabertos. Alguns deles, como é o caso que vamos relatar, surpreende-nos muito mais, porque estão alicerçados no fanatismo, procedimento negativo e degradante! Existem alguns tipos de fanatismo, embora nenhum deles seja digno de entrar na nossa biografia, sobretudo se quisermos continuar merecendo o prêmio de pertencermos ao rol dos racionais: Há fanatismo religioso (responsável por inúmeras guerras!), fanatismo político (semeador da má convivência social) e, até mesmo, fanatismo esportivo (responsável pelas agressões físicas em nossos estádios). Hoje, vou lhes contar um esquisito fato histórico relacionado com o fanatismo religioso. E não se esqueçam de que, qualquer um dos fanatismos anteriormente mencionados, é o deplorável resultado de nossa involução espiritual e / ou cultural. O fato é o seguinte: Na história do Brasil até um santo foi promovido a militar: Santo Antonio foi Capitão, ou seja, a imagem do Santo, no Rio de Janeiro, já tinha este posto no ano de 1710 (!!!) e recebia o seu soldo desde D. João V, quando a  imagem ainda era tenente e estava num convento de Recife. Foi promovido a Capitão (só para render mais uns cobres), pelo então governador Francisco Castro de Morais, em 1710, por ter “ganho” a batalha contra Duclerc (  ?  - 1711). A exploração fanática só veio acabar quando, muitos anos depois, isto é, em 1910, o então Ministro da Guerra (Emídio) Dantas Barreto (1850-1931) exigiu a procuração do santo ou a sua presença à Pagadoria da Guerra, para receber, pessoalmente, seu soldo (mamata).


Só então, com grande celeuma, protestos, maldições e pragas dos fanáticos – a Cúria romana deixou de abiscoitar o “Soldo do Capitão Santo Antonio” na referida Tesouraria da Guerra. Por causa do dinheiro que o santo deixou de receber, houve muitos conflitos, além de procissões de desagravo, com uma gigantesca mobilização da população devota! Foram 200 (duzentos!!!) anos que receberam, indevidamente, uma soma de dinheiro que já em 1910, correspondia ao mais alto posto militar! Mas nunca, jamais, em tempo algum, devolveram o dinheiro embolsado! Este é o mais escabroso, astucioso e estranho exemplo de fanatismo religioso, que bem pode ser catalogado como uma velha prática de corrupção estimulada pelo próprio fanatismo!


Aqui seguem as referências históricas:


A suspensão do bizarro soldo (mamata) a Santo Antonio, em junho de 1910 – ainda bem! – acha-se inserido no livro do escritor e chanceler José Carlos de Macedo Soares: Santo Antonio Militar no Brasil, (pág. 94), bem como no Ministério da Guerra (Pagadoria), cujo registro do Santo encontra-se no livro 483, nº 5, com a seguinte rubrica: OFICIAIS REFORMADOS, pág. 311.


Convem seja lembrado ainda que o Santo (de madeira), na data de 15 de novembro, já havia atingido o posto de General.


Antes – pasmem os meus caros leitores! – foi de praça de pré a Capitão Comandante do Coronel Crispim da Cunha (cf. Anais do Rio de Janeiro, 5, cap. 40).


O fanatismo, irmão gêmeo da irracionalidade, não tem limites sob qualquer forma em que ele se apresente!


 


 

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes