O papa Bento XVI anunciou neste sábado, em sua mensagem destinada ao 44º Dia das Comunicações, o início de "uma nova era" para a Evangelização, que exigirá dos padres uma presença maior na internet.No texto, Bento XVI convida a Igreja a acompanhar a internet com entusiasmo e audácia, e lança como desafio aos sacerdotes a necessidade de se utilizar as redes sociais para levar "a Palavra de Deus" ao "grande continente digital".
"O desenvolvimento das novas tecnologias e, na sua dimensão complexa, todo o mundo digital representam um grande recurso para a humanidade", diz o Papa em seu texto. Um espaço que deve ser utilizado também para demonstrar que "a terna atenção de Deus em Cristo para nós não é uma coisa do passado e nem uma teoria erudita, mas uma realidade concreta e atual", continua.
Hoje, os sacerdotes estão no "início de uma nova história" e devem ser os "animadores" da " comunidade que se expressa agora por meio das tantas vozes presentes no mundo digital", devem oferecer aos homens que vivem neste "tempo digital", principalmente aos jovens e também aos que não-crentes, "os sinais necessários para reconhecer o Senhor", orienta o Pontífice.
Segundo explicou o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, ao apresentar o texto, o Papa tem uma visão "positiva" e não "ingênua" dos meios de comunicação, como alguns veículos chegaram a cogitar. No ciberespaço, o Pontífice deverá abordar questões gerais, como a segurança dos menores na rede, a coordenação de assuntos relacionados à Igreja e aos meios de comunicação.
A mensagem do Papa sobre as mídias é divulgada todos os anos junto à festa de São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas. A celebração é festejada todo dia 24 de janeiro.O 44º Dia Mundial das Comunicações acontecerá em 16 de maio, sob o tema: "O padre e a pastoral no mundo: as novas mídias a serviço da Palavra de Deus".