Quando alguém fala em tomar um banho frio, o que lhe vem à cabeça? A cultura brasileira acostumou as pessoas a tomar o banho com água morna ou quente, mas o banho frio traz alguns benefícios extras para quem consegue encará-lo.
Do mesmo modo que o banho quente ajuda as pessoas a relaxar, o banho frio pode dar aquela injeção de ânimo que de vez em quando precisamos tomar para despertar as idéias e retomar a disposição.
O treinador Nuno Cobra, um dos entusiastas do banho frio, garante que o choque térmico com a água mais fria que a temperatura do nosso corpo promove uma reação benéfica do organismo. O corpo passa a produzir mais endorfinas, ativando o metabolismo. Ao sair de um banho assim, estamos mais despertos e prontos para a ação.
É preciso ter cuidado, especialmente no inverno, para não pegar nenhum resfriado. Quem já está gripado deve evitar o banho frio, mas quem goza de perfeita saúde deve saber que o estímulo da água fria até ajuda a melhorar o sistema imunológico.
De quebra, água fria não agride a pele como no banho quente. A conta de energia também sofre uma redução e você ainda contribui para um meio ambiente mais equilibrado não usando o chuveiro elétrico.
Experimenta da próxima vez, quando estiver sentindo um desânimo ou falta de disposição para fazer o que precisa ser feito, encarar um bom banho frio.