Desde sempre, o mundo dos alimentos foi para mim um universo vasto e diversificado. Ao facto de ter sido habituada desde pequena a ter que comer o que me davam (vá, tinha direito a não gostar de nabo cozido!), juntou-se a minha vivência na Ásia nos anos de transição entre a infância e a adolescência, que me trouxe uma panóplia de aromas, cores e sabores que ampliaram a minha experiência alimentar.
Ao longo do tempo, sempre houve alimentos que nunca faltaram no meu dia-a-dia – um desses alimentos era o leite, bem como os seus derivados.
Foi preciso chegar aos 30 anos para descobrir, completamente por acaso, que era intolerante aos laticínios. Tudo começou com dores nas costas – poupo-vos os detalhes e vou direta ao assunto. Consultei um osteopata, que por casualidade também era homeopata. E foi este homem que, mal me pôs os olhos em cima, ao ver a minha pele com borbulhas e as formas do meu corpo, me disse, sem rodeios, «você tem uma intolerância alimentar aos laticínios e tem que cortar totalmente com esses alimentos».
Dado que já tinha experimentado tudo o que havia para experimentar em relação a tratamentos para o acne e que parecia não haver meio de solucionar o problema, achei que mais uma experiência mal não faria.
Fiz então um teste durante um mês, período durante o qual rejeitei radicalmente todos os alimentos com lactose… e ao fim desse tempo o acne tinha melhorado visivelmente e, qual não foi o meu espanto, tinha perdido uma parte importante do volume do meu corpo!
Fui obrigada então a fazer uma transformação enorme na minha alimentação, mas que foi facilitada pelo prazer que tenho em cozinhar. No início, foi um desafio excitante cozinhar sem lactose e encontrar substitutos e alternativas para as receitas. E ainda bem, porque seguir uma dieta sem lactose é mais difícil do que parece - muitas das coisas que estamos habituados a comer contém laticínios e muitos dos produtos comprados nos supermercados têm ingredientes a evitar.
À medida que o tempo foi passando, fui adaptando as receitas, inventando receitas novas e viajando num mundo gastronómico de infinitas possibilidades… Uns anos mais tarde, surgiu este blogue, uma espécie de livro de receitas ou de diário gastronómico. Bom apetite!
Comentário registrado no Blog 'Cozinhar sem lactose'