Xeon 7500 substitui até 20 servidores single-core
Estima-se que, em 2015, 15 bilhões de aparelhos estejam conectados à internet. E hoje, as pessoas tiram cada vez mais fotos, ouvem cada vez mais músicas, assistem cada vez mais a vídeos online. Isso significa muito mais dados trafegando entre as máquinas e para gerenciar toda essa história, uma verdadeira revolução vem sendo esperada no mercado de servidores. As máquinas precisarão ser ainda mais performáticas e precisarão gastar energia de forma cada vez mais inteligente.
“É uma revolução que está por detrás de todos os serviços conectados do mundo digital que nós estamos vivendo hoje em dia, é uma revolução silenciosa, revolução essa fundamental, silenciosa, porém, não menos importante, porque com todos os investimentos, todo o grande gargalho que existe ainda de infra-estrutura no país, é muito importante que cada vez mais se preste atenção nas tecnologias de informação da comunicação, para que o país possa crescer no ritmo que a gente está prevendo que ele cresça”, diz Cássio Tietê, Diretor de Marketing da Intel.
Pensando nisso, a Intel lançou, simultaneamente, quatro novos processadores. Dois deles são feitos sob medida para pequenas e médias empresas e refletem a junção de duas grandes forças: a família Intel Core e a Tecnologia vPro. Algumas máquinas Core i5 e Core i7, agora, trazem a vantagem de acesso remoto. Imagine uma empresa com sede em São Paulo, mas filial no interior do Amazonas. Agora, caso algum problema aconteça em seus equipamentos no meio da selva, ela não precisa deslocar um técnico até lá. Basta fazer tudo remotamente, daqui da sede mesmo, com total segurança. Basta que a máquina esteja plugada na tomada para que o profissional tenha acesso às configurações. Nem é necessário que ela esteja com o sistema operacional carregado! A tecnologia vPro associada à performance dos processadores da família Core garantem desempenho até 80% maior em alguns aplicativos.
“Os gestores de TI estão olhando definitivamente para o lado do custo operacional, não só para o custo de aquisição. E quando você olha por esse lado, os desktops dos notebooks empresariais, sem dúvida o vPro faz alguma diferença, pelos benefícios que ele traz na parte de redução de suporte e redução de deslocamento físico para suporte, redução de tempo de solução de problemas de software, na parte de ganho de produtividade, porque os equipamentos estão mais disponíveis e também na redução dos riscos, ou seja, no aumento da segurança nesses processos de suporte ao usuário final” , explica Augusto Campos, Dir. Segmento Corporativo e Setor Público da Intel.
Agora imagine esta outra situação. No mês que vem, você provavelmente precisará fazer a entrega da sua declaração de Imposto de Renda. E assim como quase todo brasileiro, vai deixar para a última hora, né? Não existe nada mais desagradável do que encontrar o site da Receita fora do ar. Este novo lançamento da Intel, o Xeon 7500, poderia ser a solução para o Governo. O processador tem até 16 threads, e apresenta até três vezes mais desempenho se comparado à geração anterior. E tem um outro detalhe: um desses substitui até 20 servidores single-core. É economia de espaço e menor gasto de energia para os datacenters.
“Ele está quebrando paradigmas de performance, nós quebramos vinte recordes de performance com o Xeon 7500 e ele tem muita capacidade de memória, tornando também ele uma máquina excelente para ser usada no ambiente de virtualização”, diz Edson Rodrigues, Dir. para Segmento Corporativo da Intel.
Nos últimos meses, muito se falou de uma tal tecnologia de 32 nanômetros, ou seja: cada transistor dentro do processador terá este tamanho, ou menos da metade do vírus da gripe. Isso faz com que os chips ocupem ainda menos espaço e de novo, gastem menos energia, dissipem menos calor e entreguem mais performance. Pois então. Acaba de chegar no mercado o primeiro processador de 32 nanômetros para o segmento empresarial. Este é o Xeon série 5600 que integra, ainda, robustas capacidades de segurança que melhoram a integridade dos dados e a virtualização de servidores.
“No caso dos servidores, a partir de abril, várias empresas estarão lançando isso, algumas delas estão com a gente hoje aqui de novo; HP, Dell, Lenovo, Itautec e mais uma série de empresas locais estão lançando os seus produtos, só que eles vão ter lançamentos oficiais a partir de abril, então, é só ficar sintonizado que você vai ver vários deles disponíveis, alerta Mauricio Ruiz, Dir de Alianças para Segmento Corpora tivo da Intel.
O mais legal dessa história é que o lançamento foi feito online, e quem acompanha o Twitter do Olhar Digital foi avisado e pôde participar de tudo, ao vivo. A cerimônia foi transmitida em vídeo streaming e olha só: isso só foi possível porque a empresa responsável pelo serviço utiliza servidores baseados na plataforma Xeon. É a tecnologia sendo utilizada para se falar da própria tecnologia.
Ficou interessado nestes novos lançamentos? Então acesse olhardigital.com.br. A gente te dá o link para que você possa assistir ao vídeo completo da cerimônia de lançamento e tirar todas as suas dúvidas a respeito dessa revolução silenciosa. Corra lá!
.