O YouTube, site de compartilhamento de vídeos mais famoso do mundo, vem cumprindo uma função um tanto curiosa: a de catapultar anônimos à fama do dia para a noite. Pedro do Chip, Georgia Massa (a decepcionada fã da banda Restart) e David (o pequeno garoto que fica bem louco depois de uma anestesia no dentista) são alguns exemplos de figuras despretensiosas que atingiram popularidade depois de protagonizar cenas espontâneas e que acabaram caindo na rede – e no gosto do público.
No quesito “web celebrities”, a bola da vez é Salomão Coura. Com apenas 12 anos, o garoto transformou o vídeo que mostra sua revolta com a eliminação da Seleção Brasileira na Copa de 2010 em hit, com mais de 1 milhão de exibições em pouco mais de uma semana. Filmado por uma amiga da família, o menino chora, esperneia, cogita estar morto na próxima Copa do Mundo e lamenta profundamente o fato de ”ter aula segunda-feira”. Exagero ou não, quem viu gostou.
Torcedor do Fluminense e apaixonado por futebol, Salomão parece não dar a mínima para a superexposição. Muito pelo contrário, o capixaba está até gostando. “No dia seguinte, meus colegas de escola começaram a me pedir autógrafos, tirar fotos e gritar que eu era famoso”, diverte-se.
Colhendo os louros da fama, hoje Salomão tem até assessora de imprensa. Quem cuida das entrevistas e sessões de foto da minicelebridade é sua irmã coruja, Victoria Coura, 16. “Meu irmão está sendo muito procurado, apesar do pouco tempo que o vídeo foi postado. Tenho que estar ligada o tempo todo”, diz.
Victoria foi vítima das mais diversas reações depois de postar o vídeo do irmão. “Uma pessoa que eu nem conhecia me puxou pelo braço e condenou minha atitude”, relata. Reações como essa e críticas maldosas Victoria dispensa. “Encaro os comentários negativos como falta de maturidade das pessoas. É difícil entender que é só para ser engraçado?”, impõe.
Responsável por um dos momentos mais engraçados do vídeo, quando esquece a idade do garoto, a mãe de Salomão, Sônia Coura, explica a gafe. “Tinha uma filha fazendo 14 anos naquele dia, por isso confundi. Ela, sim, terá 18 anos na próxima Copa”, ri.
.