SÃO PAULO - Depois da decisão da Motorola de não atualizar smartphones com Android no país, usuários buscam soluções alternativas para realizar o upgrade de aparelhos Dext, Backflip e Milestone.
O cronograma de atualização de celulares com Android divulgado pela Motorola, no qual países latino americanos (inclusive Brasil) não receberiam atualizações para os modelos Milestone, Dext e Backflip, deixou usuários brasileiros indignados.
Com diversas manifestações de usuários no Twitter, o perfil @motoFAIL_BR iniciou uma campanha de reclamações contra a decisão na rede com a hashtag #motorolafail.
Já circulam na internet métodos para desbloquear os aparelhos e instalar versões mais recentes. Assim como no jailbreak do iPhone, destravar os dispositivos e instalar uma versão “pirata” remove a garantia do aparelho, sem contar no grande número de incompatibilidades, já que as ROMs são atualizadas por desenvolvedores independentes.
Um usuário, que preferiu não se identificar, desbloqueou seu Motorola Dext utilizando um tutorial do site ModMyMobile. “A instalação não é simples. Mesmo tendo bastante conhecimento precisei de ajuda”, afirma.
O usuário também relata outros problemas, como a incompatibilidade com um grande número de aplicativos para a versão 2.1, como clientes para Twitter. “O celular também não desliga mais. É necessário remover a bateria”. Também foram relatados travamentos constantes.
A ROM mais popular do Android 2.1 circulando na rede é de autoria de Travis James, chamada de Eclair2Cliq. As funcionalidades já implementadas e as que estão por vir podem ser consultadas no fórum CLIQ/DEXT Development.
.