Sistemas operacionais e programas são vulneráveis. Alguns mais, outros menos. Certa vez, durante a Campus Party de 2009, Jon “Maddog” Hall, diretor-executivo da Linux International (associação relacionada ao software livre), afirmou casualmente que “nenhum sistema operacional feito pelo homem é 100% seguro”. A máxima vale para os dispositivos móveis também, incluindo os tablets e smartphones. Mas será que existe algum programa para proteger os dados guardados nesses aparelho? A resposta é: sim. Confira.
Em primeiro lugar, a questão: como funciona um antivírus para celular? Basicamente da mesma forma que um programa do gênero para computadores. Ele bloqueia ameaças conhecidas e pede cautela do usuário ao abrir arquivos desconhecidos. Além disso, algumas versões filtram spams de caixas de e-mail e ficam de olho quando o usuário se conecta a redes abertas.
É bom lembrar que as empresas fazem a distribuição desses produtos para alguns sistemas específicos, geralmente os mais populares, como Android, Symbian e Windows Mobile. Vamos às opções:
Norton Smartphone Security
Produzido pela Symantec, o programa está disponível para as versões 9.1, 9.2, 9.3 e 9.4 do Symbian e 5.0, 6.0, 6.1 e 6.5 do Windows Mobile. Para utilizar o recurso, o usuário precisa desembolsar uma mensalidade de 9,90 reais. O ideal é ter pelo menos 2 MB de espaço na memória do celular.
Norton Smartphone Security Beta para Android
Como o nome diz, essa versão é exclusiva para telefones que utilizam o sistema operacional do Google. Como está em testes, o produto não requer o pagamento de uma mensalidade. O problema é que ele tem um prazo de 90 dias de uso. Uma de suas vantagens é que ele apresenta um recurso e bloqueia remotamente o celular em caso de roubo, anulando as funções de chamadas, envio de mensagens e pesquisa de dados no aparelho.
Kaspersky Mobile Security 9
Além de oferecer proteção contra vírus e outras pragas virtuais, o pacote da Kaspersky ainda oferece um recurso que permite o rastreamento do aparelho pelo Google Maps em caso de perda ou roubo. O programa tem uma versão de testes que funciona por 30 dias nos sistemas Windows Mobile (5.0, 6.0, 6.1 e 6.5) e Symbian (S60 9.1, 9.2, 9.3 e 9.4).
ESET Mobile Antivirus para Smartphones e PocketPC
Exclusivo para Windows Mobile (WiMo), o pacote da ESET promete acabar com ameaças, além de filtrar mensagens indesejadas. Basta configurar uma pasta de destino para elas. De acordo com a empresa, o produto funciona em smartphones com sistemas operacionais a partir do WiMo 5.0. Os interessados podem testar a solução de segurança por 30 dias.
.