Você sabia que pode ganhar 30 milhões de dólares, saídos diretamente dos cofres da Google? Para isso, “basta” criar um robô, enviá-lo para a Lua e fazer com que ele viaje por cerca de 500 metros enviando vídeos, em tempo real, para a Terra. Vale dizer que somente agências espaciais particulares (o que exclui as governamentais) podem participar.
Em setembro, completam-se quatro anos do lançamento do desafio Google Lunar X Prize, uma competição que oferece prêmios num total de US$ 30 milhões para equipes privadas capazes de realizar uma missão lunar - robótica, não tripulada - sem financiamento público.
Modelado no X Prize original, que prometia US$ 10 milhões para o primeiro grupo não-governamental a levar um homem ao espaço e trazê-lo de volta em segurança - que foi vencido em 2004 pela nave SpaceShipOne - o objetivo do Google Lunar é estimular o avanço tecnológico e a solução criativa de problemas técnicos por meio da competição.
Uma é brasileira: SpaceMETA, de Petrópolis (RJ), que planeja enviar uma pequena frota de robôs esféricos à superfície lunar.
Existem, atualmente, 28 equipes inscritas na disputa, de 33 que iniciaram o desafio. Cinco se retiraram.
A inscrição de equipes foi encerrada em 31 de dezembro de 2010.