É todo um clássico das aplicações falsas nas redes sociais o tipo de convite "clique aqui ou instale isso e poderá saber quem visitou seu perfil". Isto deveria ser matéria superada para os usuários do Facebook, que já deveriam saber que não é possível, mas seguem clicando uma vez e outra, muitas outras.
Aliás, a última aplicação descoberta pela empresa de segurança Sophos deste tipo já infectou mais de 60.000 usuários, e é só uma das que pululam pela rede social. A aplicação maliciosa convida a seguir um link, que leva a uma página na qual supostamente, após fornecer os dados de usuário e contrassenhas, poderá ser visto quem visitou nosso perfil. Mas em realidade o que faz é infectar o computador do usuário com um vírus que recolhe informação pessoal e de seus contatos, além de permitir acesso ao controle do perfil da aplicação. Lógico que ao final ninguém fica sabendo quem visitou seu perfil.
Reclama-se muito dos golpes aplicados na web, mas grande parte deles só acontece por causa dos usuários que saem clicando em todo link que veem pela frente. Segundo o The Next Web, pesquisas com os termos "remover timeline", por exemplo, indicam uma série de páginas que ensinariam, passo a passo, como voltar a ter a interface antiga na rede social. O problema é que não é possível fazer isso uma vez que se aceita testá-la.
Os golpes incluem diferentes tipos de "instruções". Em alguns casos, a orientação é dar alguns "curtir" e magicamente a timeline sumirá. Aumentar os "likes" de páginas desconhecidas aparentemente não faz mal nenhum, mas em alguns casos os sites pedem que o usuário instale extensões em seu navegador. Os plug-ins, sim, poderiam causar mal.
(fonte: idest.com.br)