Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 26 de setembro de 2021
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Objetividade: Comece tudo com um objetivo em mente!
Carlos Alberto de Carvalho, sexta-feira, 5 de abril de 2013
Objetividade: Comece tudo com um objetivo em mente!

Caso 1 - Certa vez em uma pequena cidade, um renomado político conhecido por seus eloquentes discursos se apresentou na câmara de vereadores. Culto, e usando um vocabulário refinado, falou incessantemente por duas horas. Na volta, dois amigos, que ouviram atentamente o político, passaram na barbearia, da qual o barbeiro não fora ao evento. Na chegado dos amigos, o barbeiro foi logo perguntando,


- Como foi a apresentação?


- Brilhante! Que belo orador - disse um dos participantes.


- E sobre o que ele falou?


Após se entreolharem, responderam juntos


- Ele não disse.


Caso 2 - Um vendedor de produtos veterinários, visitando uma fazenda com intuito de apresentar  seu portifolio de produtos, inicialmente não sabia ao certo o que a empresa produzia. Desinformado, não sabia que estava sentado à mesa com um experiente técnico, faz afirmações técnicas infundadas.


Caso 3 - Em uma entrevista seletiva para estagiários, todos os candidatos afirmaram ao entrevistador que conseguir aquele estagio era um objetivo antigo, na verdade um sonho, pois era uma empresa modelo. Porém, quando o entrevistador lhes fez 5 perguntas básicas sobre a empresa,  nenhuma foi respondida.


Nos três casos, um fato em comum - a falta de objetividade. O mundo sofre pela falta dela. Se a colocássemos como um valor, certamente teriamos melhores resultados.


No primeiro, além das palavras bem colocadas, uma boa prática seria começar a apresentação enfatizando qual seria seu objetivo.


No segundo e terceiro, o vendedor e os candidatos a estágio, poderiam fazer uma pesquisa sobre as empresas. Com a facilidade hoje em dia de se informar, isto seria muito factível.


Quantas oportunidades são perdidas!


Podemos fazer uma analogia entre os casos acima e a mão de obra em geral. O quanto a falta de objetivos claros interfere na manutenção e motivação da equipe, ou mesmo em nossas ações no dia-a-dia. Todos nós, quando sabemos o que queremos, vencemos com mais determinação os desafios do caminho.


Veja quando precisamos corrigir falhas de algum funcionário ou chamar a atenção por algum serviço que não foi desempenhado de acordo com nossa expectativa - a emoção do momento somada às inabilidades que possuímos na arte da comunicação e às inferências que sempre acompanham os fatos (principalmente os mais polêmicos) resulta em algo longe do objetivo real. Ou seja, se formos abordados minutos antes da conversa com nosso funcionário, e alguém nos pedir para formulamos em uma frase qual é o objetivo principal de nossa ação, talvez diríamos: “quero que a pessoa esteja atenta à operação e tenha consciência de seu erro para que não volte a praticá-lo, e que após a conversa não fique ressentimentos e sim que ela continue motivada”. Mas, na verdade, na grande maioria das vezes, a falta de foco no objetivo acaba deixando os piores sentimentos, que às vezes resultam em pedido de demissão.


Tenho visto pessoas com ótimas características, capazes, boas no que fazem, mudarem de emprego simplesmente por não saberem o que querem. Na maioria das vezes, não sabem nem mesmo o que querem mudar. É um barco a deriva e um vento muda com facilidade o rumo.  O vento é uma conversa de alguém, que acaba convencendo-o com ilusões. A frase mais ouvida nestes casos: “Quero dar uma variada. Estou cansado da rotina”. Pessoas que investiram anos em uma atividade, têm experiência, qualidades na execução dos processos, simplesmente jogam tudo para o alto.


É uma característica, em minha opinião, da falta de objetivos, pois quando conseguimos conscientizar as pessoas e ajudá-las a criar seus objetivos, elas não vão trocar o que já conseguiram pelo desconhecido.  Sabem que estão no caminho de conseguir seus objetivos. Portanto, o hábito de começar tudo com um objetivo em mente é prático, gera resultados positivos.


Pratique! Internalize em seu meio.


Carlos Alberto de Carvalho, gerente da Fazenda São João/True Type


 
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2021 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes