Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
terça-feira, 16 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
Agência Senado/Patrícia Oliveira, quarta-feira, 2 de abril de 2014
Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
Um futuro sem doenças e sem envelhecimento; um mundo sem lixo ou poluição; computadores comandados pelo nosso pensamento e o domínio da inteligência artificial. As previsões são do cientista venezuelano José Luis Cordeiro, convidado da audiência pública sobre as novas fronteiras do conhecimento promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

- Nos próximos vinte anos haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos. Vamos viver um período incrível da civilização humana - afirmou Cordeiro, que é professor da Singularity University, uma parceria da agência espacial americana (Nasa) com o Google – conhecida como a Universidade do Futuro.

A instituição fica no campus da Nasa no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), onde estão as principais empresas de tecnologia do mundo. Entre os temas em debate se destacam a nanotecnologia, a biotecnologia e a robótica, consideradas as ciências e tecnologias do futuro. Áreas responsáveis pelas descobertas mais recentes e pelos avanços mais importantes, que apontam para as novas fronteiras do conhecimento humano.

O professor também apresentou o conceito de "singularidade tecnológica", o momento no qual a inteligência artificial vai alcançar a inteligência humana, estimado entre os anos 2029 e 2045.

Imortalidade

Entre as consequências das inovações, disse o cientista, estão o fim das doenças, do envelhecimento e até da morte. Ele prevê que dentro de cinco anos todas as pessoas poderão, a baixo custo, sequenciar o próprio genoma, descobrir os principais riscos de doenças e evitá-las. A medicina deixará de ser curativa, para ser preventiva.

Nas palavras de José Luis Cordeiro, será uma ciência exata, que permitirá ainda o controle do envelhecimento. Em laboratório, os cientistas já conseguem criar ratos que vivem três vezes mais que a sua expectativa de vida normal, que é de um ano e meio. Será possível ao homem viver com qualidade, chegar aos cem anos com idade biológica de 20 anos.

- Será a morte da morte. Envelhecer, assim como morrer, será uma opção - enfatizou o palestrante que foi o principal assessor do documentário Vida Eterna, produzido pelo canal de TV History Channel.

Máquinas

O que há 30 anos parecia ficção, hoje é realidade. Os computadores pessoais, a rede mundial e os smartphones são um exemplo da rapidez nas mudanças, lembrou o professor. Mesmo assim, alertou, tudo isso estará obsoleto em poucos anos.

Os computadores começam a ser controlados pela transmissão do pensamento com os mesmos impulsos elétricos que podem mover o braço de um robô; já iniciamos o caminho para a criação de cérebros artificiais equivalentes aos cérebros humanos, com projetos em andamento no Japão, na Europa e nos Estados Unidos.

A nova neurosciência que une cérebro e máquinas, com o destaque para o pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis, aperfeiçoa a conexão com os robôs, que em 15 anos terão muitas das características humanas - como os sentimentos.

Os benefícios são variados, graças a essa tecnologia, um tetraplégico dará o pontapé inicial na abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014, usando uma veste robótica controlada pela força do pensamento. E em 2016, na Suíça, será realizada a primeira Olimpíada para atletas ciborgues, em que os competidores controlarão um avatar por meio de um computador conectado ao cérebro.

Avanços

Na área de nanotecnologia, o mundo pode esperar pelo fim do lixo, da contaminação e da poluição. Simplesmente porque não haverá desperdício e nem mesmo o conceito de lixo, com  a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos.

Outra promessa dos cientistas é trazer de voltas espécies de animais e vegetais extintos há milhares de anos.

As tentativas de recriação dos mamutes já começaram e a clonagem de animais, inclusive domésticos, é prática polêmica e um bom negócio para várias empresas que oferecem o serviço para "ressuscitar" os bichos de estimação.

Educação

Nesse admirável mundo novo baseado em ciência, tecnologia e educação não há limites para o conhecimento. A cada diz surgem novos aparelhos muito mais poderosos e com maior capacidade de memória, capazes até de, eventualmente, superar o cérebro humano.

Em 2020 estima-se que toda a população do planeta terá acesso a internet grátis com banda larga, em programas desenvolvidos, entre outros, pelo Google e Facebook. Nesse cenário, o papel do professor, inevitavelmente, também mudará.

- A função do professor do futuro é facilitar, motivar as pessoas para que queiram aprender. Porque vai depender da motivação pessoal de cada um - disse Jose Luis Cordeiro.

Ética

Como a humanidade vai lidar com todas essas mudanças? Estamos nos preparamos para a colonização espacial, com uma viagem tripulada - e sem volta - para Marte. Em Seoul, na Coreia do Sul, os senadores já discutem uma legislação para garantir os direitos dos robôs.

Na opinião do palestrante, a formulação de políticas para as novas gerações, embasadas pelas inovações tecnológicas, deve levar em conta as questões éticas, políticas e legais.

- Porque essas tecnologias vão mudar a humanidade. E mais importante do que mudar a humanidade, vão mudar os humanos. Nós vamos mudar radicalmente com as novas tecnologias - concluiu o professor.

Agência Senado
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes