ORKUT 1
Site pode sair do ar no Brasil
Uma notícia nada boa para os internautas brasileiros que são recordistas mundiais de participação no Orkut. O popular site de relacionamento pode encerrar ou limitar suas ações no país, de acordo com fontes da empresa em sua sede, em Moutain View (foto), nos Estados Unidos. O Google, criador do Orkut, vem analisando essas hipóteses em virtude dos abusos cometidos por membros brasileiros da comunidade. O mau uso do espaço por parte deles provocou uma ação judicial contra a empresa no Brasil. A Justiça nacional pode obrigar o Google a pagar pesada indenização por crimes praticados no endereço ou a partir dele. A diretora jurídica da empresa, Nicole Wong, revelou que nenhuma hipótese está descartada. Segundo ela, embora o Google esteja muito feliz em prover o serviço ao Brasil, caso não seja estabelecido um acordo com a nossa Justiça, o serviço pode mesmo ser encerrado.
ORKUT 2
Google desenvolve versão para iPhone
Enquanto se fala em encerrar as atividades do Orkut no Brasil, o Google continua desenvolvendo mais aplicações para o site. A empresa criou agora uma versão personalizada para oiPhone. Para acessá-la, é só digitar o endereço
http://m.orkut.com no navegador do aparelho. A versão foi feita pela equipe do Google que trabalha na sede de Bangalore, na Índia. Ela dá acesso à página inicial do site com atualizações de atividades e status dos amigos, além de conseguir exibir lembretes de aniversário. Por ela é possível ainda acessar página de recados, enviar e ler scraps. As fotos de álbuns de amigos podem, pelo aparelho, ser vistas em tela cheia.
WINDOWS 7
Microsoft já tem nome do próximo sistema operacional
A empresa de Bill Gates anunciou esta semana que o nome oficial do seu próximo sistema operacional será o mesmo que vem sendo chamado internamente durante o seu desenvolvimento: Windows 7. Segundo a Microsoft, a opção foi pela simplicidade e, como o Windows está agora chegando a sua sétima versão, faz sentido a nomenclatura. A gigante dos softwares revelou, no primeiro semestre, que o próximo sistema operacional teria interface sensível ao toque. Sendo assim, o Windows 7 contará com tecnologia multi-touch, pelo qual o usuário vai poder trabalhar imagens com os dedos ou digitar o teclado diretamente na tela do computador. O aposentado, mas não afastado, Bill Gates, fundador da empresa, justifica a aposta no multi-touch por considerar que o mouse e o teclado serão em pouco tempo substituídos por processos mais interativos e intuitivos. Para ele, o papel da fala, da visão e dos gestos será preponderante e o meio pelo qual o usuário interage com o sistema vai mudar radicalmente.