Município é o oitavo do Brasil a receber o sinal e o primeiro do interior do País a contar com a tecnologia.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, liberou hoje (3) o sinal de Televisão Digital em Campinas para as três emissoras instaladas na cidade. O município de Campinas é o oitavo do Brasil a receber o sinal e o primeiro do interior do País a contar com a tecnologia. O ministro falou também que o governo federal ampliou o prazo para a liberação de recursos de financiamento para as emissores providenciarem a aquisição de equipamentos e agora as empresas têm seis meses para solicitar os empréstimos. O sistema já é oferecido nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Salvador (BA).
A tecnologia digital permite a melhora na qualidade da imagem e do som e acaba com os famosos chuviscos e interferências comuns a quem sintoniza os canais de TV aberta por meio de antenas, já que a transmissão é digital e feita com o mesmo tipo de linguagem dos computadores.
"Estamos antecipando em um ano e meio a chegada da TV Digital em Campinas. Com isso, a cidade se iguala às principais metrópoles do mundo inteiro. Nós temos o mesmo sistema que está sendo usado em Nova Iorque, em Paris, em Londres e em Tóquio. O Brasil deu um passo muito importante. Em um ano chegamos a sete capitais e Campinas é a primeira cidade do Brasil fora de capital que recebe o sinal digital", afirma o ministro, lembrando que é fundamental que as pessoas agora entendam a importância de adquirir um conversor ou um televisor que já está preparado para receber a TV Digital.
"É importante porque a diferença entre o sinal digital e o analógico é muito grande. Não é uma diferença apenas na imagem maravilhosa e do som estéreo, mas também dos benefícios que a TV Digital traz, a partir do ano que vem, com a implantação do sistema de interatividade."
O sinal está liberado para a Empresa Paulista de Televisão (EPTV), Rádio e TV Bandeirantes (Band) e TV Princesa DOeste (TVB). A primeira emissora a oferecer o sinal aos telespectadores é a EPTV, que investiu R$ 7,5 milhões nesta fase final de consignação dos Canais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). A expectativa é de que no próximo ano Band e TVB também disponibilizem o sinal aos telespectadores.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|