Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 26 de setembro de 2021
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
IGUALDADE SOCIAL: UM VALOR A SER REEXAMINADO
Prof. Dr. Ático Vilas-Boas da Mota, sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
IGUALDADE SOCIAL: UM VALOR A SER REEXAMINADO

Evidentemente estamos diante de um conceito muito relativo, ou melhor, restritivo, pois se refere, neste caso, apenas à igualdade social, com todas as suas implicações jurídicas e sociais.


Na natureza é impossível pensar-se na igualdade universal porque tudo nela se apóia na diferenciação, o que implica, portanto, na manifesta desigualdade.


O homem um ser essencialmente político e, por conseguinte, social e concriador, pode sonhar com a igualdade social como sublime exercício do otimismo, porque ele é detentor do livre arbítrio, podendo, portanto aspirar ao melhor, mesmo que as suas idéias estejam apoiadas em sedutoras utopias. Aliás, o conceito de igualdade social, no Ocidente, vem de muito longe, tendo atingido o seu apogeu nos dias turbulentos da Revolução Francesa (1789-1799) com a insistente divulgação do "slogan": Liberté, Fraternité, Egalité. Não nos esqueçamos de que pelo menos no que se refere à Fraternidade jamais este ideal foi posto em prática durante aquela sangrenta revolução. De lá para cá, as comunidades humanas têm pretendido pôr na ordem do dia o último referente deste trinômio, isto é, a Igualdade, embora com escassos resultados, pois a igualdade social só se alcança com o indispensável aperfeiçoamento global da sociedade - em sentido horizontal e vertical - e tal objetivo só se consegue por estas duas vias: a revolução ou a evolução. As diversas experiências revolucionárias em nosso Planeta têm realizado muito pouco neste sentido.


Quanto à evolução, ela não depende de nossa vontade - e só se consegue com o lento passar do tempo - e será dificilmente avaliada porque, segundo a opinião de alguns estudiosos espiritualistas, "determinadas idéias e propósitos para serem postos em prática necessitam geralmente de séculos ou até mesmo de um milênio". Contudo, devemos insistir para que se obtenha o advento de tão nobre ideal! Prof. Dr. Ático Vilas-Boas da Mota (Escritor. Historiador. Folclorista)


 

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2021 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes