Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 26 de setembro de 2021
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
ARTE POÉTICA - UMA VISÃO MUITO PESSOAL
Ático Vilas-Boas da Mota, sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
ARTE POÉTICA - UMA VISÃO MUITO PESSOAL

A poesia autêntica para sobreviver terá que reassumir a simplicidade de um verdadeiro vaso de cerâmica, com pequenos retoques maviosos pela mão de algum discreto e paciente ourives da palavra.


Recusará os artifícios e o jogo de luz e sombra - mais de sombra que de luz - capazes de escurecer os olhos e perturbar a alma do leitor desprevenido. A poesia para sobreviver tem que ser o puro gesto - permanente e manso - de levantar o véu das coisas, sem fazer muito barulho, pois toda e qualquer exacerbação da palavra só faz perturbar a transparência e a plenitude da comunicação verbal.


A poesia para se salvar, nesta hora de tanta escuridão e tresmalho, tem de ser despojada, revestindo-se apenas do surpeendemente necessário e da espontânea recorrência à linguagem como esta fosse um autêntico jogo de clarear o mundo circundante, um simples convite - sem forçar - para que se possa olhar para a realidade sob vários ângulos, uma espécie de caleidoscópio único, irrepetível, inconfundível. A poesia para resistir a todo e qualquer tropeço de gostos e de escolas literárias terá de ser convincente por si mesma, e nunca pela insistência e direcionamento da crítica interessada.


"E se mais houvera, lá chegara..."


O horizonte da poesia terá sempre o seu ponto de realce: O ritmo e a melodia frásica que são a espinha dorsal do bom poema.


A poesia, válida por si mesma, simplesmente é aquela que sabe ser poesia harmoniosa por excelência, inconfundivelmente sedutora.


Enfim, para que a poesia seja plena em todos os sentidos é mister auscultar Vicente Huidobro (1893-1948), eminente escritor chileno instaurador do criacionismo (1916) que exerceu considerável influência sobre a poesia hispano-americana, além de ser esta escola literária latino-americana a única que repercutiu no espaço intelectual da Europa. Sua assertiva apóia-se no seguinte conceito: "O bom poeta não é o que canta a rosa, mas aquele que faz com que a rosa cante por si mesma".


Enfim, o bom poeta é aquele que sabe tirar da melhor forma possível tudo de si mesmo tal qual o bicho da seda, sob a forma de uma progressão crescente.


 

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2021 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes