Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 26 de setembro de 2021
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
HORÁRIO DE VERÃO: VALE A PENA?
Ático Vilas-Boas da Mota, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
HORÁRIO DE VERÃO: VALE A PENA?

A lógica, a história e a prática ensinam-nos que os melhores governantes do mundo são - e sempre foram - aqueles que governam os seus países pensando, sobretudo, no bem comum dos seus governados. Daí não haver oportunidade para o egoísmo, o capricho, o egocentrismo, os interesses mesquinhos e escusos. Existe, portanto, a profunda diferença entre os bons e os maus governantes.


A imposição do horário de verão na maior parte do Brasil, não faz muito tempo, comporta algumas reflexões, urgentes e muito necessárias. Em primeiro lugar, foi uma infeliz imposição de cima para baixo, ou seja, do Governo Central (leia-se Federal) que não se dignou em consultar as vítimas, isto é, a maioria do nosso povo.


A imprensa nacional divulgou, com certa insistência que se tratava de uma medida benéfica aos cofres públicos, traduzida pela redução expressiva do consumo de energia elétrica. Mas a explicação, segundo o meu despretensioso raciocínio, não foi muito feliz.


Vou tentar dar as minhas razões, pedindo-lhes desculpas pelo excesso de clarividência e talvez de imaginação: o homem, onde ele estiver, é sempre um ser racional e submetido às poderosas forças do costume, aquilo que os romanos chamavam de consuetudo, uma espécie de segunda natureza e, seguindo a minha linha de raciocínio, cada comunidade tem seus hábitos que vêm vindo de geração em geração, em tudo por tudo, sobretudo na obediência ao horário de dormir, acordar, alimentar-se, tomar remédio, fazer vista etc. Enfim, desfrutar também de alguma espécie de lazer sob a forma de hobby no horário costumeiro, Ora, o famigerado horário de verão mandou tudo isso para as cucuias. Todos aqueles hábitos foram violentados, tudo em nome de uma duvidosa economia financeira (?). E onde fica o bem estar físico e psicológico de cada um dos cidadãos?


Apesar da habitual explicação de economistas e / ou dos assessores governamentais, sou muito mais tentado a apresentar a minha temerária explicação: Todos nós sabemos muito bem que existem vários tipos de marketing (= mercadologia) político, marketing industrial, marketing comercial e até marketing religioso. Não teria algum "marqueteiro" político convencido ao respectivo governante nos seguintes termos: "Excelência, a implantação do horário de verão teria uma esplêndida repercussão na psicologia coletiva brasileira. Todos dirão aos seus botões: Puxa vida! Como o nosso Governo Federal é poderoso, pois ele consegue até mudar as coisas de Deus, ou seja, aquelas da natureza com as quais sempre estivemos acostumados! Mas, os economistas insistem em reafirmar: Foi apenas uma simples medida de economia!... Mas, com tantos danos para o corpo e o espírito da maioria dos brasileiros, será que tudo isso vale a pena? Não se trataria, por conseguinte, de uma simples economia de alfinetes se forem levados em conta os inúmeros prejuízos e transtornos para uma parte do nosso povo? Maldito seja aquele que teve a idéia de implantar, no Brasil, um horário tão desconfortável!!!


 

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2021 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes