Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sábado, 28 de novembro de 2020
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Tecnologia
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
MAIOR EVENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PLANETA SE APROXIMA
Renato Las Casas - Colunista do Portal Uai, quinta-feira, 2 de abril de 2009
MAIOR EVENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PLANETA SE APROXIMA
Tenho a sensação que o tempo está passando cada vez mais rápido. Hoje já posso dizer: há décadas trabalho com divulgação científica! Há mais de vinte anos percebi a importância de se ter populações cultas cientificamente (importância para o desenvolvimento das populações e, porque não dizer, para a própria humanidade).

Além de todas as benesses que advêm com a cultura de uma maneira geral, populações cultas cientificamente teriam maiores chances de desenvolvimento econômico ao mesmo tempo em que os seus membros poderiam exercer suas cidadanias opinando em questões científicas relevantes para suas vidas (o que tem sido cada vez mais comum na sociedade moderna).

Compete à Universidade um lugar de suma importância na produção e assimilação do conhecimento científico assim como na disseminação desse conhecimento. Por afinidades de pensar formamos um grupo, dentro do departamento de física da UFMG, com o objetivo de suprir essa lacuna (tão grande na sociedade brasileira), utilizando a astronomia como a base de nosso trabalho e a divulgação ampla como um item de destaque.

Foi promulgado pela ONU: 2009 é o "Ano Internacional da Astronomia"!

O motivo dessa resolução, além da comemoração dos 400 anos das primeiras observações astronômicas com telescópio, é a necessidade sentida de se ter populações cultas cientificamente por todo o planeta. (Veja a coluna: "2009 - Ano Internacional da Astronomia"). Várias das metas do "Ano Internacional da Astronomia" são antigas metas do "Grupo de Astronomia da UFMG" dentre elas a difusão na sociedade de uma mentalidade científica e a promoção de acesso amplo a novos conhecimentos e experiências observacionais.

Dentro do "Ano Internacional da Astronomia" foram programadas as "100 horas de Astronomia", que pretende se tornar o maior evento mundial de divulgação científica de todos os tempos. Um dos principais objetivos das "100 horas de Astronomia", que vai do dia 2 ao dia 5 de abril, consiste em propiciar a milhares de pessoas, mundo afora, observações astronômicas por telescópio, tal como Galileo Galilei fez há quatrocentos anos.

Por todo o mundo estão sendo programadas atividades que ocorrerão dentro do período de 100 horas que começa no dia 2 e termina no dia 5 próximo. Esse período foi escolhido por ser favorável à observação de Saturno e da nossa Lua -além da Nebulosa de Órion (uma "maternidade de estrelas") Caixinha de Jóias (aglomerado "aberto" de estrelas) Ômega Centauro (aglomerado "globular" de estrelas) etc.

Para nós brasileiros fica a apreensão se teremos céu aberto nesse período, pois em grande parte de nosso território ainda temos densas nuvens e mesmo chuvas nessa época do ano. Tradicionalmente, na região sudeste de nosso país, o período de chuvas termina no final de março, podendo chegar ao início de abril. Independentemente de como estará o céu, nós do Grupo de Astronomia da UFMG programamos atividades dentro das "100 horas de Astronomia".

Na sexta feira, dia 3, receberemos escolas no Observatório Astronômico Frei Rosário mediante agendamento prévio pelo nosso site na internet ou pelo telefone (31) 3409-5679. No sábado, dia 4, receberemos o público em geral, sem necessidade de agendamento prévio, a partir das 17h. Se as condições meteorológicas forem adequadas, ficaremos abertos até às 5h do dia 5. Em nossa programação: aulas com recursos multimídia laboratório interativo e observações por vários telescópios (profissionais e amadores). Participe desse evento mundial. Se você tiver um telescópio, leve-o até o "Frei Rosário" nessa data e seja também "mostrador do céu".

Mais informações em www.observatorio.ufmg.br e www.astronomia2009.org.br
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/03/2018) A internet e a globalização
(07/07/2014) Receptores portáteis para emissoras web com a integração de Facebook e Twitter
(26/11/2013) Li-fi: transmissão de dados por luz alcança 10 Gbit/s
(09/02/2013) Cobertura Celular das Operadoras e localizações das ERB's em sua região
(17/01/2013) Qual o melhor fone de ouvido para Smartphones
(17/01/2013) Ninguém é demasiado idoso para usar tecnologia
(15/01/2013) Audiência de rádio web em celulares cresce 66%, segundo pesquisa da Nielsen
(17/12/2012) Neuroprótese de alta performance controlada por indivíduo com tetraplegia
(06/07/2012) LEDs inspirados em vagalumes não precisarão de energia
(06/07/2012) O celular é a nova mídia de massa, afirma especialista em redes sociais.
(27/02/2012) Programa de computador supera QI humano pela primeira vez
(06/02/2012) Era da informação móvel
(05/02/2012) Autoradio web con Android
(05/02/2012) Internet Radio on your JVC Car Stereo
(28/01/2012) Pioneer Brings Pandora into the Dash- Navigation


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2020 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes