Depois de muita expectativa, a Skype finalmente lançou, esta semana, uma aplicação que permite o uso de seu renomado sistema de comunicação instantânea pela web, em iPhones e iPods Touch. Disponível gratuitamente na App Store, a loja virtual de aplicativos do celular da Apple, o Skype para iPhone promete levar ao aparelho as mesmas funções encontradas na versão do software para computadores. Promete e cumpre. Inclusive o bombástico recurso de substituir o telefone para fazer chamadas usando a internet. Agora, essa bagatela está no equipamento ideal para se esbaldar: no próprio telefone.
FOTO: IPhone/Reprodução de tela / Função chat, que conecta usuários aos seus contatos, é eficiente e ágil
O Informátic@ testou as principais funcionalidades do novo aplicativo. Em primeiro lugar, ele já resolve definitivamente o dilema sobre qual comunicador instantâneo gratuito usar no iPhone. Enquanto Fring, Meebo e WM ficam apenas no esforço, o Skype consegue ter interface simples, bonita, compacta e funcional. Só isso já o coloca a anos-luz dos concorrentes, embora, diferente dos outros, não tenha suporte a outras redes de contatos, como o MSN, por exemplo.
Toda a experiência com o Skype para iPhone é bastante intuitiva. Para baixar, é só seguir o procedimento padrão. Basta clicar no ícone da AppStore, procurar pelo aplicativo na busca, instalá-lo e fazer o login. Na tela inicial, estarão listados seus contatos, incluindo a exibição das imagens do perfil de cada um deles. Não tem ainda uma foto no seu perfil? Também é fácil editá-lo e incluir uma foto instantânea, capturada com a própria câmera do iPhone.
Além de se integrar à câmera do aparelho, o Skype dialoga diretamente com a lista de contatos armazenada no iPhone. A função chat, para trocar ideias com os contatos por meio de breves mensagens de texto, é bastante eficiente e ágil. É simples encontrar novos contatos, bem como aceitar solicitações de novos amigos. Para conversas de voz, surge na tela um teclado praticamente idêntico ao usado na função telefônica do equipamento.
Só é bom abrir os olhos com relação às conectividades do aparelho. Na citada função de conversa de voz, por exemplo, é preciso atenção. O Skype usa wi-fi, 3G ou Egde para se conectar. Qualquer uma das redes que estiver disponível, ele vai usando. Por isso é importante checar se há uma rede de internet sem fio por perto. Essa é a única forma de usufruir das ligações sem pagar a mais por elas. Os planos de dados limitados de 3G, por exemplo, bloqueiam esse recurso.
A Skype, é claro, recomenda planos ilimitados - garantem que as tarifas por Skype são menores do que as praticadas por operadoras. Mas, com tantas qualidade bacanas na aplicação, o risco é o uso desregrado, incentivado pelas próprias facilidades. Nesse caso, vale a máxima "quando esmola é demais, o santo desconfia". Por isso, não custa nada conferir o wi-fi. Se há sinal, pode aproveitar, sem precisar temer a conta telefônica.
DE GRAÇA, MAS É BOM FICAR ESPERTO...
O Skype para iPhone exige conexão wi-fi para fazer chamadas gratuitas de Skype para Skype ou chamadas para telefones fixos e celulares via Skype, a um custo bem baixo. De acordo com a empresa, os usuários não serão cobrados pela Skype ao fazerem e receberem ligações de Skype para Skype utilizando um iPhone ou iPod touch. As taxas do Skype são aplicadas se o programa for utilizado para ligar para telefones fixos ou celulares -nesse caso, estão sujeitas aos limites das operadoras. Nos testes que fizemos usando a rede 3G da Tim, com aparelho pertinente a plano limitado, a função foi bloqueada, com o aviso de que haveria restrições no plano de dados.
A aplicação Skype para iPhone ou iPod touch está disponível, gratuitamente, na Apple's App Store, para os dois aparelhos, ou
www.itunes.com/appstore