Espiões virtuais da China, Rússia e outros países invadiram o sistema elétrico dos Estados Unidos e instalaram programas que podem vir a ser usados para interromper o funcionamento da rede, informa o "The Wall Street Journal" nesta quarta-feira (8).
Piratas virtuais invadiram rede elétrica dos EUA, afirma "The Wall Street Journal"
Segundo a publicação, os piratas virtuais lançaram o ataque para "navegar pelo sistema elétrico americano e seus controles."
Autoridades ouvidas pelo jornal disseram que os invasores não quiseram "causar danos à rede de distribuição ou a outros pontos-chave da infraestrutura". Mas destacaram que eles poderiam fazer isso durante uma crise ou uma guerra.
"Os chineses tentaram traçar a planta das infraestruturas dos EUA, como a rede elétrica, e os russos também", disse uma fonte, segundo a qual, cada vez, mais espiões tentam obter informações sobre as infraestruturas do país.
A reportagem do "Wall Street Journal" diz ainda que quem descobriu os piratas foi o serviço secreto, e não as empresas, o que fez aumentar o temor de que eles consigam tomar o controle de instalações elétricas, de uma usina nuclear ou das redes financeiras via internet.
Segundo o jornal, as autoridades que estão investigando os ataques, um software que poderia ser usado para destruir componentes estruturais também foi encontrado.
Além de vasculharem a rede elétrica, os piratas virtuais também acessaram os sistemas de água e esgoto.
O "Wall Street Journal" também lembra que o governo do presidente Barack Obama prepara um plano para proteger a rede elétrica e outras infraestruturas.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|