Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Tecnologia
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
TURBINE SUA REDE SEM FIO
Luiz Carlos Azedo - Correio Braziliense, sexta-feira, 17 de abril de 2009
TURBINE SUA REDE SEM FIO
Conheça os equipamentos existentes para aumentar o alcance da sua banda larga wireless

Andréia Rezende, em nome da estética, usa em casa um expansor de sinal

Compartilhar a internet banda larga pela casa com roteadores sem fio é hoje fácil e acessível. Mas a simplicidade do Wi-fi pode esbarrar em alguns obstáculos. Para vencê-los, pequenas mudanças permitem ampliar a potência do sinal e a distância de alcance. Testamos três opções para isso: do "cascateamento" de roteadores até a simples troca de antenas, passando pelo caro expansor de sinal. Na solução de "cascateamento", dois ou mais roteadores são ligados usando cabo de rede, sendo que um é transformado em access point. Essa opção é muito usada para ampliar e compartilhar o acesso wireless em hotéis, em que um link de internet banda larga é distribuído por várias áreas.

Outra opção é o expansor de sinal, que funciona como um repetidor. Pouco conhecido pelos usuários, existe ainda o expansor de amplitude, que, para ser instalado, precisa antes de projeto de viabilidade técnica. Um aparelho com essa única função é o WRE54G (Linksys), com a vantagem de dispensar cabos para a configuração.

A potência de transmissão dos aparelhos Wi-fi é medida em dBm (decibel miliwatt) e são necessários alguns cuidados na hora de escolher o equipamento. A maioria dos pontos de acesso domésticos varia entre 14dBm e 18dBm. Deve-se optar pela maior potência de transmissão possível, mas é preciso ter cuidado, pois existem equipamentos que prometem 20dBm quando são, na verdade, de 18dBm. A solução mais potente encontrada no mercado foi o Access Point WL-5460APv2 (AirLive), que alcançou 26dBm.

Para acessar a internet em andares diferentes ao que o ponto de acesso está localizado, a servidora pública Andréa Rezende adotou duas das soluções citadas. Primeiro, em caráter emergencial, implantou o cascateamento de roteadores e, depois, decidiu pelo expansor de sinal. "A primeira solução resolveu o problema. Mas não ficou bom esteticamente. Acabou ficando feio aquele cabo de 25 metros atravessando as escadas", explica.

Para quem leva em consideração o preço, a solução campeã, na relação custo/benefício, é a simples troca da antena do ponto de acesso. A maioria dos roteadores vem com uma antena removível de 2dBi e, por R$ 30, se consegue quase dobrar a potência, usando outro acessório de 5dBi.

Troque a antena Quando se trata de ampliar a distância do sinal emitido por um ponto de acesso sem fio, nada é mais eficiente e econômico do que a troca do elemento irradiante, a antena, por uma mais potente. Entre os modelos disponíveis, três são adequados para uso doméstico: o omnidirecional, o direcional e o setorial. Mas, com a variedade de tipos e modelos, fica a pergunta: qual antena escolher? A resposta tem a ver com os pontos de sombra, locais e distâncias onde o sinal não consegue alcançar. A opção mais indicada para os usuários domésticos é a troca da antena omnidirecional, que representa um ganho de cerca de 20 metros. Outra opção interessante é substituir a antena original por outra, setorial do tipo patch - que, nos testes realizados, chegou a alcançar um sinal de um quilômetro sem obstáculos.

As antenas que acompanham os pontos de acessos disponíveis no mercado têm, por padrão, uma antena omnidrecional (que transmite os sinais em várias direções, com ângulos de irradiação de 360 graus), com a potência variando entre 2dBi a 5dBi. Uma rede Wi-fi 802.11g consegue atingir, com o modelo de 2dBi, até 30 metros em ambiente fechado. Nesse caso, apenas com a troca por outra mais potente, de 5dBi, o alcance pode ser de até 50 metros, em ambiente com obstáculos, e até 170 metros, em ambiente aberto.

As antenas direcionais, como sugere o nome, transmitem em apenas uma única direção e com ângulo de irradiação que varia entre 10 e 30 graus. São mais usadas para enviar ou receber sinais para um ponto determinado, como de um prédio para o outro. O modelo mais utilizado é a antena parabólica aberta, tipo grade, mais adequada para recepção de internet via rádio (MMDS). O terceiro tipo, o Patch, é mais usado por usuários domésticos e pequenas empresas. O modelo, conhecido como setorial ou semidirecional, concentra o sinal em ângulo de 90 graus.


O QUE FAZER

Existe uma solução específica para distribuir o sinal de sua internet em cada caso. Confira alguns exemplos testados:

HOTEL-FAZENDA

Aparelho usado: antena patch
Distância: 600 metros
Solução: só havia um ponto de acesso wireless com roteador e pretendia-se que os hóspedes perto da piscina também tivessem internet. Assim, montou-se um esquema com duas antenas omnidirecionais, com outra patch, no meio, apontando para a piscina.

FAZENDA

Aparelho usado: antena grelha
Distância: 3 quilômetros
Solução: a antena foi usada para receber o sinal de internet, que vinha de um provedor wireless em linha reta e sem obstáculos.

APARTAMENTO DUPLEX

Aparelho usado: antena omni
Área: 300 metros quadrados
Solução: a troca de uma antena de 2dBi por uma de 5dBi permitiu que o sinal atingisse todo o apartamento, sendo que os últimos quartos ainda precisavam ter as janelas de vidro abertas para acessar a internet.

GLOSSÁRIO

dBm (Decibel miliwatt) - é usado para calcular a potência de transmissão. Um ponto de acesso de 32mw significa uma potência de 15dBm

dBi (Decibel isotrópico) - o alcance de uma antena é medido em dB, sendo sua unidade expressa em dBi em que a letra "i" indica que o sinal máximo da antena foi comparado com o sinal de uma antena isotrópica, que irradia sinal para todas as direções e só existe na teoria

Potência de transmissão - utilizada para medir a qualidade e o alcance do rádio transmissor, ou seja, a potência do sinal emitido
Lóbulo de irradiação - é a largura e a direção da área atingida pela irradiação de uma antena com seu ganho máximo à meia potência. As medidas são seu ângulo de abertura e seu sentido de direção, que pode ser horizontal ou vertical

Ângulo de irradiação - é direção em que o lóbulo da antena é mais forte. Pode ser tanto na vertical quanto na horizontal

"Cascateamento" de roteador - trata-se de uma forma de interligação de dois ou mais roteadores por meio das portas de interface de rede RJ-45

MMDS (Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal) - é uma tecnologia de telecomunicações sem fio, usada para redes de banda larga
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(29/03/2018) A internet e a globalização
(07/07/2014) Receptores portáteis para emissoras web com a integração de Facebook e Twitter
(26/11/2013) Li-fi: transmissão de dados por luz alcança 10 Gbit/s
(09/02/2013) Cobertura Celular das Operadoras e localizações das ERB's em sua região
(17/01/2013) Qual o melhor fone de ouvido para Smartphones
(17/01/2013) Ninguém é demasiado idoso para usar tecnologia
(15/01/2013) Audiência de rádio web em celulares cresce 66%, segundo pesquisa da Nielsen
(17/12/2012) Neuroprótese de alta performance controlada por indivíduo com tetraplegia
(06/07/2012) LEDs inspirados em vagalumes não precisarão de energia
(06/07/2012) O celular é a nova mídia de massa, afirma especialista em redes sociais.
(27/02/2012) Programa de computador supera QI humano pela primeira vez
(06/02/2012) Era da informação móvel
(05/02/2012) Autoradio web con Android
(05/02/2012) Internet Radio on your JVC Car Stereo
(28/01/2012) Pioneer Brings Pandora into the Dash- Navigation


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2020 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes