Uma má notícia para quem acredita estar acompanhando atualizações de seus ídolos no Twitter: você pode estar seguindo apenas um assessor de imprensa. Cada vez mais celebridades têm contratado equipes para auxiliá-los nas micropostagens e manter o interesse dos fãs, criando um novo fenômeno na rede social: os "tweeters fantasmas".
Britney Spearsuma das usuárias mais populares, é um exemplo dessa tendência. Segundo reportagem do jornal The New York Times, ela postou recentemente um anúncio de emprego para assessor, que teria entre as funções atualizar o conteúdo de sua página oficial no Twitter e no Facebook. A lista dos nomes que já admitiram confiar suas atualizações a terceiros vai desde o rapper
50 Cent até o presidente americano,
Barack Obama.
Mas nem todas as celebridades recorrem a auxiliares no Twitter - ou pelo menos, nem todas admitem. O jogador de basquete Shaquille O’Neal , por exemplo, garante dispensar auxiliares. "Se eu vou falar, virá de mim", disse ele. "São apenas 140 caracteres. É tão pouco. Se você precisa de um escritor fantasma para isso, eu sinto pena de você".