Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
domingo, 26 de setembro de 2021
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Janela Cultural
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
A PAIXÃO AMOROSA E A PSICOPATIA NÃO TÊM LIMITES!
Ático Vilas-Boas da Mota, sexta-feira, 24 de abril de 2009
A PAIXÃO AMOROSA E A PSICOPATIA NÃO TÊM LIMITES!
Extensa é a lista dos sentimentos contraditórios e das doenças que afligem a humanidade desde que o homem vem povoando o imperfeito planeta Terra. Muitos destes valores são multiformes, surpreendentes e até mesmo desapontantes.

Da galeria dos grandes psicopatas, sobressaem aqueles de caráter universal, contrapondo-se a outros que são apenas nacionais, regionais ou tão-somente locais. Do primeiro grupo, destacam-se: Nero, Herodes, Gengis-Khan, Dionísio I (o Antigo), torquemada, pizarro, Adolfo Hitler... Aliás, quem melhor perfilou este psicopata austríaco foi o lúcido e irônico [José] Herculano Pires (1914 -1979):

"Hitler esse Quixote às avessas, que tinha por Dulcinéia, a medusa da ambição desmedida e por Sancho Pança, a figura pança de Mussolini." Deixo de lado essas personalidades da História Universal, pois não caberiam no espaço de uma brevíssima minicrônica.

Hoje, prefiro utilizar a boa prata da casa porque, na qualidade de bom baiano - modéstia à parte - resolvi relembrar um personagem nordestino cujo gesto passional ocupou um longo espaço na memória popular da Bahia sempre em progressão crescente, misto de curiosidade e perplexas indagações:

Por que ele teria feito aquilo? Onde estaria com a cabeça? Que forma estranha de bem-querer!... Refiro-me ao ruidoso Crime da bala de ouro.

Quem dele se ocupou foi o saudoso Pedro Calmon (1902-1985), escritor, historiador, neohumanista, em sua primorosa obra: A bala de ouro, história de um crime romântico (1947).

Por mais que eu me esforce em ver naquele assassinato uma manifestação romântica, nele só enxergo um mero gesto passional, tresloucado, contrastante: Nada de romântico!Vamos sumariamente ao fato, porque o tempo urge e o espaço de que disponho é muito reduzido.

Tudo se passou desta forma: No século XIX, uma bela jovem de 20 anos, Julia Fetal, foi assassinada, em sua própria residência, pelo seu ex-noivo, João Estanislau da Silva Lisboa, 28 anos, de quem havia sido aluna de inglês. Desfeito o noivado, por motivo até agora pouco esclarecido, ele, desesperado, teve a sinistra idéia de pedir a um ourives para lhe confeccionar uma bala de ouro, utilizando o próprio material das alianças.

A ex-noiva tocava piano e ele, munido de um revolver e um punhal, adentrou a casa de sua amada e a atingiu de morte. A partir daquele ato, a Bahia inteira não parou nunca mais de relembrar, estupefata, o crime com pormenores de revolta, perplexa curiosidade, tudo apoiado em espichada imaginação!


Prezado Leitor, Ouvinte da Melodianão esqueça de curtiesse post e nos seguir no Twitter:@OsmarSantos_18  ou nos adicionar no FaceFacebook_Radio Melodia  Grato!

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(19/11/2015) Titanic Theme Song - My Heart Will Go On - Harp / Violin
(19/11/2015) Europeus: o futuro não pertence mais a vocês
(07/06/2015) Caranguejos
(09/05/2015) Música Clássica é sinônimo de concentração
(09/02/2015) Força interior!
(14/05/2014) Quem poupa o lobo, mata as ovelhas
(02/04/2014) Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista
(14/03/2014) Projeto de vida, ou ...
(14/01/2014) Ai, que preguiça!!
(03/01/2014) O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
(14/12/2013) Rádio Melodia, remédio da alma
(14/11/2013) Música
(06/11/2013) Música e Consciência
(02/11/2013) Equilíbrio e moderação nas atitudes e necessidades
(22/09/2013) Por um estilo de vida


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2021 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes