O número um mundial da telefonia móvel, Nokia, anunciou nesta segunda-feira o próximo lançamento de seu primeiro mini-PC, no momento em que o gigante finlandês enfrenta uma queda das vendas de telefones e uma concorrência crescente no ramo dos "smartphones".
O "Booklet 3G" será equipado do sistema operacional Windows da Microsoft e um processador Intel Atom. Será um PC "multifunções", de 250 gramas, 2cm de espessura e autonomia de 12 horas, indicou a Nokia, que assinou semana passada uma parceria com a Microsoft.
Este anúncio marca a entrada da finlandesa no ramo de computadores portáteis. "As pessoas querem cada vez mais a potência de um computador normal combinada aos benefícios da portabilidade", declarou Kai Oistamo, vice-presidente da Nokia encarregado de aparelhos, em um comunicado.
Os detalhes sobre o Booklet 3G - preço e disponibilidade - devem ser anunciados no início de setembro. "O Nokia Booklet 3G vai expandir a carteira da Nokia, trazendo um novo elemento importante ao mercado e visando se tornar uma empresa de soluções móveis", continuou a Nokia.
REUTERS/Bob Strong
|
|
A Nokia, de muito longe número um mundial dos celulares, com uma fatia de mercado de 38%, viu seu faturamento declinar há um ano em razão da crise econômica e da nova concorrência do iPhone da Apple e o Blackberry da Research in Motion (RiM).
A gigante finlandesa foi alvo de críticas por seu atraso neste ramo.
A finlandesa lançou recentemente uma loja on-line de aplicativos, equipamentos para telefones celulares, alguns meses após um lançamento similar para o iPhone da Apple, assim como um smartphone para enfrentar a concorrência, o N97.